Apresentação
Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Edições do CITCEM
Epistemologias e Ensino da História : XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Sumário
Didática e aprendizagem de História : a ideia de Islã na cultura escolar
João Luis da Silva Bertolini Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
Documento (.pdf)
ResumoDesde 1993 atuo como professor de história da escola pública na cidade de Curi-tiba, capital do Paraná. Participo do grupo “Textbooks and How to Learnig and Teaching His-tory of Conflits In Different Spaces and Times”, sou pesquisador do LAPEDUH (Laboratório de Educação Histórica). Instigado pelos resultados de minha pesquisa de mestrado, principal-mente no que se refere à predominância da perspectiva religiosa na abordagem do conceito Islã pelos manuais brasileiros analisados (1911-2011), busquei expandir a análise para manuais de países ibero americanos verificando se apresentam ou não resultados semelhantes aos encon-trados em manuais brasileiros. Além do aspecto determinado pelos resultados da pesquisa de mestrado, têm surgido com muita frequência nas salas de aula de história o tema Islã, uma vez que se trata de um tema presente na mídia nacional e internacional. Um estudo exploratório realizado nos manuais que foram objeto de pesquisa durante o mestrado, apontou um detalhe interessante, qual seja, o fato de que os conteúdos relacionados a conceitos substantivos religi-osos, eram, na maior parte das vezes, tratados em contextos históricos relacionados a conflitos. Essa constatação, embora ainda em estágio de investigação inicial, levou à delimitação do objeto de investigação no doutorado: a presença do conceito substantivo religião nos manuais didáticos e sua relação com contextos históricos de conflitos é uma característica dos manuais brasileiros ou pode ser encontrado em manuais de outros países? A partir da delimitação do objeto, surgiram algumas questões de investigação as quais, ainda de forma provisória, estão assim delineadas: 1.A presença de conflitos religiosos pode ser encontrada em manuais didáti-cos de diferentes países? 2. Quais os principais conflitos religiosos que são abordados nos ma-nuais didáticos? Os resultados dessa investigação serão apresentados neste evento.
Voltar
Data da última atualização: 2019-02-21
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP