Apresentação
Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Edições do CITCEM
Epistemologias e Ensino da História : XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Sumário
Patrimônio e educação patrimonial sob o olhar de oficinas desenvolvidas no PIBID/UFMS/História : o caso dos municípios de Aquidauana e Anastácio (Brasil/MS)
Ana Paula Squinelo
Documento (.pdf)
ResumoApresentamos nesta reflexão o trabalho desenvolvido no âmbito do subprojeto PIBID do curso de Graduação em História, Câmpus de Aquidauana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Brasil). Tal projeto contemplou como parte de suas atividades a temática concernente ao Patrimônio e à Educação Patrimonial relacionadas a dois municípios: Aquidauana e Anastácio (Mato Grosso do Sul/Brasil). Desde o ano de 2014, o PIBID atende a 4 escolas da Educação Básica, Ensino Fundamental II. O subprojeto possui 2 Coordenadores, 4 supervisores e, à época, 23 bolsistas oriundos do curso de Graduação em História. Dentre as atividades desenvolvidas no subprojeto constava uma oficina relacionada à temática patrimo-nial, composta das seguintes etapas: 1) formação teórica realizada com os pibidianos; 2) ela-boração da oficina; 3) aplicação da oficina; 4) análise dos dados; 5) avaliação da oficina. Le-vamos em consideração a legislação educacional (LDB/Lei nº 9.394/96 e PCNs/1998), no que concerne à dinâmica patrimonial, e propusemos a oficina a partir dos pressupostos da Educação Patrimonial (HORTA, 1999; PINTO, 2007). Publicamos, portanto, os resultados do processo que envolveu as 5 (cinco) etapas previstas para o desenvolvimento da oficina.
Voltar
Data da última atualização: 2019-02-07
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP