Apresentação
Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Edições do CITCEM
Epistemologias e Ensino da História : XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Sumário
Linguagens culturais contemporâneas em educação histórica : uma abordagem sobre a literatura e o cinema
Giovana Maria Carvalho Martins, Rebecca Carolline Moraes da Silva, Marlene Rosa Cainelli
Documento (.pdf)
ResumoEste artigo discute o uso de diferentes linguagens na Educação Histórica. Assim, analisamos abordagens teóricas que consideram a possibilidade do uso de cinema e literatura em sala de aula na disciplina de História, tomando tais recursos enquanto fontes para o ensino de diversos temas. Para isto, trazemos à discussão autores como Rüsen (2001) sobre consciên-cia histórica, Siman (2004) sobre mediadores culturais e Barca (2004) sobre aula-oficina. O livro selecionado foi “Os Miseráveis” de Victor Hugo (1862), cujo contexto é o período pós-Revolução Francesa, e o filme escolhido foi “O menino do pijama listrado” (2008), situado na época do regime nazista na Alemanha. Assim, ponderamos que o trabalho com tais mediadores considera as múltiplas vozes envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de novos conhecimentos, pois cada aluno carrega sua bagagem cultural e, no diálogo com professor, colegas e fontes, pode sintetizar um conhecimento mais crítico e complexo. Além disto, salientamos que é necessário explorar recursos que permitam um trabalho satisfatório em sala de aula, e a literatura e o cinema são exemplos de fontes que podem proporcionar isto, além de integrar o conhecimento escolar com o cotidiano dos alunos por serem recursos que estão presentes em seu dia-a-dia.
Voltar
Data da última atualização: 2019-02-07
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP