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Epistemologias e Ensino da História : XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Sumário
Investigando as práticas de ensino de professores de História na educação
básica (Brasil- 1998 - 2016)
Marlene Rosa Cainelli
Documento (.pdf)
ResumoMuitas pesquisas com a metodologia do trabalho docente no Brasil afirmam que as formas de ensinar História mantem características do início do século XX, sendo que algumas destas práticas ainda permanecem no século XXI. Podemos citar entre elas, o ensino mnemônico, as leituras e explicações do texto, o apego ao livro didático, as avaliações centra-das em questões objetivas de múltipla escolha. Nesta pesquisa estamos trabalhando com Peter Seixas (2016) tentando perceber qual o lugar da educação histórica na produção de conheci-mento na escola e nas escolhas metodológicas dos professores. Nosso interesse de investigação é o papel das metodologias de ensino história na Educação básica, entendendo que a História ensinada estaria na zona de transição entre a História disciplinar e a memória coletiva (Seixas, 2016). Nossa proposta de periodização está definida em dois momentos, primeiro pelo enca-minhamento em 1998 dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que em sua elaboração propunha uma renovação no ensino de história, propondo eixos temáticos, ciclos de estudo, tornando-se um indicador de mudanças metodológicas no ensino da disciplina. Em segundo pelas pesquisas em ensino de história que se efetivaram no Brasil, a partir da consolidação da temática de ensino de história nas pós-graduações em educação.
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Data da última atualização: 2019-02-07
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