Anexo E

GUIÃO DE ENTREVISTA AOS TRABALHADORES

PROTOCOLO DA ENTREVISTA

- Fazer a apresentação institucional e profissional da investigadora.

- Apresentar os temas do estudo: o trabalho, as profissões, a formação, a aprendizagem.

- Apresentar as profissões escolhidas para a selecção dos entrevistados.

- Informar que foi solicitada autorização à administração da empresa.

- Garantir a confidencialidade da informação e o anonimato dos entrevistados.

- Solicitar disponibilidade para a realização da entrevista.

- Solicitar autorização para gravar a entrevista.

- Apresentar as dimensões constitutivas da entrevista.

No fundo, o que lhe peço é que CONVERSEMOS acerca de si, do seu trabalho e da empresa.

GUIÃO DA ENTREVISTA

Proponho então que comecemos por falar de quando começou a trabalhar.

I. TRAJECTÓRIA PROFISSIONAL
  1. Qual é a sua profissão?

    1. Com que idade começou a trabalhar?

    2. I. 1. Trajectória profissional externa (anterior à entrada na empresa)
  2. Desde que começou a trabalhar, teve outros empregos para além deste?

3.1. [Se sim] Quantos?

Gostaria então que me falasse primeiro dos empregos que teve antes de entrar para a Electrotensão.

[Questões para cada um dos empregos]

  1. Quanto tempo esteve neste emprego?

  2. E qual era... [preencher quadro]

    1. Dos empregos que teve antes de vir trabalhar para a Electrotensão, quais foram os mais importantes para si?

    2. 6.1. Porquê?
    3. I.2. Actividades profissionais complementares
  3. Para além da sua profissão principal, tem ou já teve outro tipo de actividades complementares, fora da empresa?

  4. Relativamente a cada uma das actividades, diga-me, por favor... [preencher quadro]

  5. Porque é que teve/ tem uma actividade complementar?

  6. Gostava/ gosta do que fazia/ faz nessa actividade?

I.3. Trajectória de desemprego

    1. Alguma esteve vez desempregado?

    2. 11.1. Quantas vezes?
  1. Em relação a cada um das situações de desemprego, diga-me, por favor... [preencher quadro]

  2. Porque é que esteve desempregado?

I.4. Trajectória profissional interna

Agora gostava que conversássemos acerca do seu trabalho e da sua situação nesta empresa.

  1. Há quanto tempo trabalha nesta empresa?

  2. Como é que conseguiu este emprego?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-pedido de emprego à empresa;-resposta a anúncios;-inscrição no Centro de Emprego;-por intermédio de um Centro de Formação Profissional;-conhecimentos pessoais (familiares, amigos, vizinhos);-por ter familiares a trabalhar na empresa;-por intermédio de colegas de trabalho;-após a realização de um estágio na empresa;-etc.]

  1. Porque é que veio trabalhar para a Electrotensão?

  2. Na Electrotensão passou por várias situações profissionais diferentes?

17.1. [Se sim] Quantas?

Gostaria então que me falasse de cada uma delas.

[Questões para cada uma das situações profissionais]

  1. Quanto tempo esteve nesta situação profissional?

  2. E qual era... [preencher quadro]

  3. Descreva-me o trabalho que fazia nas diferentes situações profissionais.

[Deixar o entrevistado responder livremente, mas ter em conta os seguintes domínios a caracterizar, procurando comparar as várias situações profissionais:

-tipo de tarefas: mais complicadas, mais simples, iguais, mais diversificadas, menos diversificadas, iguais;

-ritmo de trabalho: maior, menor, igual;

-carga de trabalho: maior, menor, igual;

-grau de independência com que faz o trabalho: maior, menor, igual;

-tipo de máquinas e ferramentas com que trabalha;

-tipo de produto;

-grau de responsabilidade: maior, menor, igual;

-grau de dificuldade: maior, menor, igual;

-conhecimentos necessários;

-etc.

-Se necessário, solicitar a descrição de um dia normal de trabalho.]

II. ACTIVIDADE DE TRABALHO E APRENDIZAGEM

Vamo-nos agora centrar no trabalho que faz actualmente.

II. 1. Conteúdo da actividade de trabalho

21. Em que consiste o seu trabalho?

Para as questões que se seguem podemos, se quiser, partir de um exemplo: o fabrico de uma peça, a montagem de um componente ou de um produto.

[Procurar saber:

-identificação das fases do trabalho e localização na cadeia operatória total do sector/ equipa e da direcção;

-perceber se sabe qual a peça/ a operação/ a tarefa a montante e a jusante;

-tipo de produto;

-máquinas e ferramentas;

-espaço ocupado;

-postos de trabalho;

-grau de dificuldade;

-se a sequência das operações é ininterrupta, se o operador pode deixar a máquina a trabalhar sozinha, se o operador tem e pode parar a máquina quando não está presente;

-tipo de actividades: preparação do trabalho, recepção, análise, interpretação e tratamento da informação, execução, vigilância da execução, coordenação e controlo, manutenção e conservação das máquinas e ferramentas, gestão;

-etc.]

  1. Quais são as tarefas que faz sempre num dia normal de trabalho?

  2. E as que faz raramente?

  1. [Só para os entrevistados das direcções Transformadores de Potência, Transformadores de Distribuição e Aparelhagem de Média Tensão] Quais são as fases do processo de fabrico da secção/ da equipa/ do sector?

  2. Quais são as fases de fabricação/ montagem... [referir o produto ou a direcção]?

  3. O que é que mais lhe exige o seu trabalho?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-atenção;-ritmo de trabalho;-ler;-escrever;-fazer contas;-medir;-interpretar;-decidir;-comunicar/ falar;-olhar/ observar;-ouvir;-etc.]

  1. Quais são, para si, os conhecimentos necessários para fazer as tarefas/ funções que desempenha actualmente?

  2. E que capacidades pensa serem necessárias?

  3. De todo o tipo de trabalhos existentes aqui no seu sector/ secção/ equipa/ célula/ direcção, quais é que já fez?

    1. De tudo o que fez em termos de trabalho aqui na empresa, desde que entrou até hoje, o que é que mais gostou de fazer?

    2. 30.1. Porquê?
    1. E o que é que menos gostou e menos gosta?

    2. 31.1. Porquê?
    1. Para além do seu trabalho, que outras tarefas acha que está preparado para fazer?

    2. 32.1. E costuma fazer?
    3. 32.1.1. Quais?
    4. II.2. Incidentes, problemas, perturbações(atrasos/ erros/ defeitos/ incorrecções do plano/ não conformidades)
  1. Durante o seu trabalho, quais são os principais problemas/ imprevistos com que se depara?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-avaria das máquinas;-falta de ferramentas;-abastecimento de matérias primas ou componentes;-falhas na planificação/ programação do trabalho;-etc.]

33.1. E com que frequência ocorrem?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-todos os dias;-todas as semanas;-uma vez por mês;-etc.]

33.2. Como é que os resolve?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-há ou não procedimentos definidos;-quais as pessoas implicadas;-diagnostica, consulta alguém, resolve autonomamente;-rapidez de resolução; etc.]

    1. É costume ser chamado pelos seus colegas para resolver problemas que surgem no trabalho deles?

    2. 34.1. [Se sim] Nesses casos, como é que faz?
    1. Pensa que aprende ao resolver problemas (seus e/ ou dos seus colegas)?

    2. 35.1. Porquê?
    1. O que é que pode acontecer/ acontece caso a peça/ componente/ produto que faz tiver algum defeito/ problema?

    2. II.3. Práticas de comunicação e informação
  1. Que documentação tem disponível no seu posto de trabalho?

  2. Há algum tipo de informação que pense que deveria ter e não tem?

38.1. Qual?

39. Para além da documentação que referiu, recebe mais alguma, mesmo que não seja directamente relacionada com o seu trabalho?

39.1. Qual?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-circulares internas;-comunicações internas;-jornal da empresa;-jornal da comissão de trabalhadores;-etc.]

39.2. Costuma ler essa documentação?

40. Como é que tem conhecimento das decisões que são tomadas pela empresa?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-informação oral dada pelos chefes;-informação escrita dada pelos chefes;-informação dada pelos colegas;-reuniões com os quadros;-ordens de serviço;-circulares internas;-comunicações internas;-jornal da empresa;-jornal da comissão de trabalhadores;-etc.]

  1. Tem algum tipo de informações acerca dos resultados do seu trabalho?

  2. E dos resultados da sua secção/ célula/ sector/ equipa/ direcção?

    1. E dos resultados da empresa?

    2. II. 4. Relacionamento interpessoal
  3. Quais são as pessoas com quem tem de trabalhar sempre e directamente?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-colegas de trabalho das máquinas/ postos de trabalho vizinhos;-colegas de trabalho de toda a secção/ célula/ sector/ equipa;-colegas de outras secções/ células/ sectores/ equipas;-colegas de trabalho de outras direcções;-colegas de trabalho de outras empresas do grupo empresarial;-chefias directas;-clientes e fornecedores internos;-clientes externos;-fornecedores externos;-dirigentes de produção, de qualidade, de projecto;-etc.]

45. Com que pessoas é que costuma conversar e conviver mais frequentemente aqui na empresa?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-Colegas de trabalho das máquinas/ postos de trabalho vizinhos » Que profissões

desempenham? -Colegas de trabalho da equipa » Que profissões desempenham? -Colegas de trabalho de equipas vizinhas » Que profissões desempenham? -Colegas de trabalho do sector » Que profissões desempenham? -Colegas de outras direcções » Que profissões desempenham? -Chefias directas. -Chefias intermédias. -Dirigentes de produção, de qualidade, de projecto.]

45.1. É destas pessoas que se sente mais próximo na empresa?

45.2. [Se não] Então de quem é que se sente mais próximo?

46. Quem considera que são os seus colegas de trabalho?

  1. Qual é a sua opinião acerca dos seus colegas de trabalho?

  2. Como são as relações entre os colegas de trabalho desta equipa/ sector/ célula/ secção/ direcção?

  3. [Só para os entrevistados das direcções Transformadores de Potência, Transformadores de Distribuição e Aparelhagem de Média Tensão] E entre os restantes trabalhadores da direcção?

  4. E os trabalhadores da Electrotensão em geral?

  5. O que é que considera que os seus colegas mais apreciam em si?

  6. E o que é que pensa que o seu chefe mais aprecia em si?

    1. Fora das horas de trabalho costuma encontrar-se com os seus colegas de trabalho?

    2. 53.1. [Se sim] Onde?
    3. 53.2. Com que frequência?
  7. Com quem costuma almoçar habitualmente?

  8. Qual é a sua opinião acerca do seu chefe?

[Saber o tipo de relações: se o chefe trata os trabalhadores todos da mesma maneira, se é uma relação positiva ou negativa, etc.]

56. Costuma dizer quais são as suas opiniões ao seu chefe?

56.1.[Se sim] Como?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:

-por via oral;

-por escrito;

-correio electrónico;

-caixa de sugestões;

-nas reuniões de carácter regular;

-nas reuniões anuais;

-nas reuniões de equipa;

-através de entidades representativas (ex: comissão de trabalhadores);

-por intermédio dos seus chefes;

-etc.]

57. Conhece os membros da administração da empresa?

57.1. Costuma dizer as suas opiniões à administração?

57.2. [Se sim] Como?[Grelha indicativa para a entrevistadora:-por via oral;-por escrito;-correio electrónico;-caixa de sugestões;-nas reuniões de carácter regular;-nas reuniões anuais;-nas reuniões de equipa;-através de entidades representativas (ex: comissão de trabalhadores);-por intermédio dos seus chefes;-etc.]

II. 5. Condições físicas, de higiene e segurança do trabalho

  1. Quantas horas trabalha, em média, por dia aqui na empresa?

  2. Há algum tipo de perigos a que se exponha?

  3. Já teve algum acidente de trabalho?

61. Sofreu ou sofre de alguma doença profissional, que tenha sido causada pelo seu trabalho?

II.6. Dinâmicas de aprendizagem

Gostaria agora de conversar consigo sobre a sua aprendizagem.

62. Como é que aprendeu a sua profissão?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-ao resolver problemas;-a fazer serviços externos/ a trabalhar para outras fábricas da empresa;-a fazer serviços externos em clientes;-com colegas de trabalho mais experientes;-com os chefes;-a ocupar vários postos de trabalho;-ao fazer o trabalho de outros trabalhadores que substituiu;-na escola;-com familiares;-na formação;-ao ensinar outros trabalhadores;-etc.]

  1. Dedica algum tempo de trabalho a ensinar outros colegas?

  2. Costuma experimentar novos métodos de trabalho/ novas formas de trabalhar?

[Solicitar exemplos]

65. Alguma vez apresentou sugestões de melhoria ou alteração do seu trabalho?

[Solicitar exemplos]

65.1. [Se sim] Alguma vez foi premiado por isso?

65.1.1. Como?

  1. De quanto tempo de aprendizagem pensa que necessita uma pessoa que comece a fazer o seu trabalho para fazer todas as tarefas que faz?

  2. De toda a sua vida profissional, quais as fases/ momentos que mais contribuíram para a aprendizagem da sua actual profissão?

  3. Como pensa que se adquirem os conhecimentos necessários para o trabalho que faz actualmente?

[Grelha indicativa para a entrevistadora: -no exercício da actividade de trabalho; -por via da formação profissional; -por ambas as vias.]

III. SATISFAÇÃO E VALORES FACE AO TRABALHO

  1. Que significado tem para si o seu trabalho?

  2. O que é que mais aprecia no seu trabalho/ na sua profissão/ no seu emprego em termos gerais?

  3. E o que é que menos aprecia no seu trabalho/ na sua profissão/ no seu emprego?

72. Tendo em conta o seguinte conjunto de aspectos relacionados com o seu trabalho, diga se está muito satisfeito, satisfeito ou insatisfeito, relativamente a cada um deles: [MOSTRAR CARTÃO Muito Satisfeito Insatisfeito

satisfeito - Relações com os colegas de trabalho - Relações com os chefes - Liberdade na execução do trabalho - Desenvolvimento das capacidades - Possibilidades de promoção - Variedade das tarefas realizadas - Responsabilidade ao fazer o trabalho - Estabilidade/ segurança do emprego - Darem valor à sua dedicação ao trabalho - Higiene e segurança no trabalho - Salário - A sua profissão]

  1. Como se sente quando faz um trabalho bem feito?

  2. E quando faz mal?

    1. O que é que faz nos seus tempos livres, fora do trabalho?

    2. IV. PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO
    3. IV.1. Reconhecimento social
  3. Gosta da sua profissão?

  4. Porque é que tem esta profissão?

    1. Pensa que o nome da sua profissão, ou seja, de ... [designação da profissão] é adequado ao trabalho que faz?

    2. 78.1. Porquê?
  5. Quais são as características que considera que distinguem a sua profissão das outras que há na direcção?

80. [Questão a colocar nos casos em que a pessoa se identifica com a profissão em que estáincluída em termos de grupo profissional] Gostaria que me acabasse as seguintes frases:-Nós, os... [designação da profissão] somos...-Eles os... [designação da profissão] são...

Ex: -Nós os electricistas somos os mais esforçados. -Eles os serralheiros são os mais bem remunerados.

[MOSTRAR CARTÃO com as frases para completar; atender à profissão do entrevistado, a todas as restantes profissões objecto de estudo e à direcção em que o entrevistado se enquadra: -Nós, os Electricistas somos ________________________________________________ -Nós, os Soldadores somos ________________________________________________ -Nós, os Torneiros somos ________________________________________________ -Nós, os Fresadores somos ________________________________________________ -Nós, os Mandriladores somos ________________________________________________ -Nós, os Serralheiros somos ________________________________________________ -Eles, os Electricistas são ________________________________________________ -Eles, os Soldadores são ________________________________________________ -Eles, os Torneiros são ________________________________________________ -Eles, os Fresadores são ________________________________________________ -Eles, os Mandriladores são ________________________________________________ -Eles, os Serralheiros são ______________________________________________ ]

    1. Pensa que os seus conhecimentos estão adequados ao trabalho que faz?

    2. 81.1. Porquê?
    1. Pensa que só alguém com a sua profissão é capaz de fazer o seu trabalho?

    2. 82.1. Porquê?
  1. Para si o que é ser... [designação da profissão]

    1. Tem carteira profissional?

    2. 84.1. [Se sim] O que é que a carteira profissional especifica relativamente à sua profissão?
    1. Se pudesse ter escolhido a sua profissão, escolheria esta ou outra profissão?

    2. 85.1. Porquê?
    1. Ser hoje... [designação da profissão] é diferente do que era quando começou a trabalhar ou é igual?

    2. 86.1. [Se diferente] Quais foram as mudanças que ocorreram?
  2. Considera-se operário?

  3. Para si o que é ser operário?

  4. Para si o que é ser uma pessoa competente?

  5. Considera-se uma pessoa competente?

    1. Sente que faz parte de um grupo no interior da empresa?

    2. 91.1. [Se sim] Que grupo é esse?
    3. 91.2. Quem é que constitui esse grupo?
    4. 91.3.O que é que aproxima as pessoas desse grupo?
    5. 91.4. E o que é que os diferencia em relação a outros grupos?
    6. 91.5. Quais são os membros dos outros grupos?
    1. É sindicalizado?

    2. 92.1. Porquê?
  6. Conhece os membros da comissão de trabalhadores?

93.1. Qual é a sua opinião acerca da actividade da comissão de trabalhadores?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-defende os interesses dos trabalhadores;-só beneficia os delegados e dirigentes sindicais;-não serve para nada;-não é assunto que lhe interesse.]

IV.2. Projectos profissionais

94. Como pensa que será o seu futuro profissional aqui na empresa? O que pensa fazer?

[Perceber se são projectos com ou sem concretização perspectivada efectivamente. Grelhaindicativa para a entrevistadora relativa ao tipo de projectos profissionais:-acréscimo da remuneração;-acréscimo ou aperfeiçoamento dos saberes;-domínio do processo técnico de trabalho;-auto-realização no trabalho;-mobilidade profissional/ funcional interna (promoção profissional);-saída da empresa;-saída do mercado de emprego;-estabilidade do emprego.]

95. Gostava de fazer um trabalho diferente do que faz?

95.1. [Se sim] Qual?

IV.3. O sujeito e a empresa

Gostaria agora que me falasse da empresa em si

  1. A Electrotensão é uma grande e já antiga empresa e existem certamente momentos que ficaram na sua memória e que hoje são recordados. Conte-me alguns desses momentos de que se recorda.

  2. Que outros produtos fabrica a Electrotensão?

  3. Como é que tem conhecimento disso?

    1. Gosta de trabalhar na Electrotensão?

    2. 99.1. [Se sim] O que é que mais o motiva a trabalhar nesta empresa?
    1. É-lhe indiferente trabalhar aqui na Electrotensão ou noutra empresa qualquer?

    2. 100.1. Porquê?
    1. O que é que diferencia a direcção... [designação da direcção] das outras?

    2. 101.1. Porquê?
  4. [Só para os entrevistados das direcções Transformadores de Potência, Transformadores de Distribuição e Aparelhagem de Média Tensão] Qual é a importância da sua equipa/ secção/ célula/ sector nos resultados da direcção... [designação da direcção]?

  5. Qual é a importância da direcção... [designação da direcção] nos resultados da empresa?

  6. O que é que pensa acerca do futuro desta empresa?

V. TRAJECTÓRIA DE APRENDIZAGEM FORMAL/ FORMATIVA

Gostaria agora que falássemos um pouco acerca dos cursos de formação que já fez (se fez), quer na empresa, quer fora da empresa

105. Alguma vez fez cursos de formação?

105.1. [Se sim] Quantos?

105.2. Na empresa ou fora da empresa?

V.1. Trajectória de aprendizagem formal/ formativa externa à empresa

[Questões para cada um dos cursos de formação]

Relativamente aos que fez fora da empresa, diga-me por favor...

106. Como é que decidiu fazer o curso de formação?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-solicitou à empresa a sua frequência;-por iniciativa própria;-a empresa/ o chefe propôs que fosse frequentar o curso;-a empresa/ o chefe impôs que fosse frequentar o curso;-etc.]

107. Porque é que fez o curso de formação?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:

-estava desempregado;

-para criar o meu próprio emprego;

-não tinha mais nada para fazer e queria ocupar o meu tempo;

-por gosto e para valorização pessoal;

-devido a mudanças na empresa onde trabalhava (especificar o tipo de mudanças: técnicas, nas tarefas, no produto, na organização do trabalho, tecnológicas, nos métodos de trabalho, no conteúdo do trabalho);

-para melhorar ou adquirir conhecimentos profissionais;

-para melhorar a minha situação profissional (especificar os domínios: salário, promoção, etc.);

-para conseguir uma situação de emprego estável;

-para arranjar emprego;

-para não perder hábitos de estudo;

-para ter uma bolsa de formação;

-para aprender uma profissão;

-para aprender como funciona a empresa;

-etc.]

108. Relativamente a cada um dos cursos de formação que fez, diga-me, por favor... [preencher quadro]

V.2. Trajectória de aprendizagem formal/ formativa interna à empresa

Relativamente a cada um dos cursos de formação que fez...

109. Como é que decidiu fazer o curso de formação?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-solicitou à empresa a sua frequência;-por iniciativa própria;-a empresa/ o chefe propôs que fosse frequentar o curso;-a empresa/ o chefe impôs que fosse frequentar o curso;-etc.]

110. Relativamente a cada um dos cursos de formação que fez, diga-me, por favor ... [preencher quadro]

[Questões genéricas sobre a formação em geral]

111. Porque é que fez os cursos de formação?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:

-por gosto e para valorização pessoal;

-devido a mudanças na empresa onde trabalhava (especificar o tipo de mudanças: técnicas, nas tarefas, no produto, na organização do trabalho, tecnológicas, nos métodos de trabalho, no conteúdo do trabalho);

-para melhorar ou adquirir conhecimentos profissionais;

-para melhorar a minha situação profissional (especificar os domínios: salário, promoção, etc.);

-para conseguir uma situação de emprego estável;

-para não perder hábitos de estudo;

-para ter uma bolsa de formação;

-para aprender uma profissão;

-para aprender como funciona a empresa;

-etc.]

112. Qual é a sua opinião relativamente aos cursos de formação que fez?

[Saber opinião relativamente a: formadores, conteúdos formativos, experiência de formação, etc.]

113. Quais pensa que são os principais contributos da formação?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:

-desenvolver a capacidade de agir de forma criativa e inovadora;

-melhorar a capacidade de análise e resolução de problemas;

-melhorar os conhecimentos sobre a forma de organizar o trabalho;

-melhorar a capacidade de controlar o próprio tempo;

-aumentar os conhecimentos;

-melhorar a capacidade de se exprimir oralmente;

-melhorar a capacidade de escrita;

-melhorar as relações com os chefes;

-melhorar as relações com os colegas de trabalho;

-melhorar a capacidade de lidar com situações de conflito;

-melhorar a capacidade de exprimir os seus sentimentos e opiniões de forma adequada;

-conhecer-se a si próprio, os seus limites e potencialidades;

-melhorar a situação de emprego;

-compreender melhor o trabalho;

-ficar com um conhecimento do funcionamento das outras secções da empresa e das fases da produção;

-ter maior independência no trabalho;

-ter mais responsabilidades;

-etc.]

  1. Aplica o que aprendeu no seu trabalho?

  2. Pensa continuar a fazer cursos de formação?

[Se sim]

115.1. Porquê?

115.2. Em que áreas/ domínios?

  1. Pensa que os cursos de formação são importantes para a sua profissão?

  2. [Para as pessoas que nunca realizaram nenhum curso de formação] Porque é que nunca realizou nenhum curso de formação?

117.1. Pensa vir a fazer algum curso de formação?

VI. CARACTERIZAÇÃO SOCIO-DEMOGRÁFICA

Para finalizar, gostaria que me dissesse ... [preencher quadro] Questão final:

Há alguma observação, comentário ou opinião que gostasse de acrescentar?

Muito obrigado pela sua colaboração.

QUESTÕES A COLOCAR, ESPECIFICAMENTE, AOS TRABALHADORES DA

DIRECÇÃO FABRICAÇÕES MECÂNICAS

(ao longo da entrevista quando for oportuno)

A. Qual é a sua situação actual aqui na empresa?

B. Quais foram as propostas que a empresa lhe apresentou?

[Grelha indicativa para a entrevistadora:-ficar na empresa a trabalhar na direcção Fabricações Mecânicas;-ir trabalhar para outra direcção da empresa;-deixar a empresa por: reforma antecipada, rescisão por mútuo acordo;-aderir a medidas de apoio à reinserção no mercado de trabalho, tais como formação;-etc.]

C. [Para os que afirmam que vão sair da empresa] Pensa que foram esgotadas todas as possibilidades de permanecer na empresa?

D. Porque é que acha que a empresa decidiu fechar a direcção?

E. Pensa que a direcção Fabricações Mecânicas tinha condições para continuar a funcionar?

F. O que é que pensa fazer no futuro?

[Ter em conta se sai ou não da empresa e caracterizar a situação futura em termos de: profissão, situação na profissão, sector de actividade, etc.]

G. [Para os que afirmam que vão sair da empresa] Quando sair da empresa do que é que vai sentir mais falta?