Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
Ensaios e práticas em museologia
Sumário
Museu de Empresa : um espaço de conciliação
Gabriel Marques Graça
Documento (.pdf)
ResumoO presente artigo trata do Museu de Empresa, uma entidade híbrida que reúne duas naturezas aparentemente opostas, a empresa e o museu. Traça a sua génese e percurso de consolidação, esclarecendo as suas especificidades enquanto unidade museológica. Neste ponto, discute o aparente antagonismo entre os dois termos da expressão “museu de empresa”, procurando formular uma definição capaz de conciliar a vertente empresarial e a de intervenção social mais ampla. Partindo desta posição, o artigo tem como objetivo compreender até que ponto, para lá dos seus interesses empresarias, o Museu de Empresa pode também ser um canal ou veículo para contributos sociais diversos. Para tal, identifica três dimensões do Museu de Empresa pelas quais este pode exercer um papel social: as suas práticas de preservação e comunicação patrimonial; o seu contributo em termos de marketing territorial; e os seus contributos para a comunidade em termos de dinamização sociocultural.
Voltar
Data da última atualização: 2022-08-10
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP