Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
Ensaios e práticas em museologia
Sumário
Objetos propositivos para a aprendizagem em artes visuais
Andrea Hofstaetter
Documento (.pdf)
ResumoEste artigo tem como tema a conceção e produção de objetos propositores de aprendizagem para o Ensino de Artes Visuais na Educação Básica, explorando as suas potencialidades em museus. Além de discutir os conceitos de material didático e objeto de aprendizagem, a pesquisa é pautada pelos conceitos de objeto propositor, objeto de aprendizagem poético, professor propositor e pedagogia do evento. Através do estudo desses conceitos se processa uma reflexão sobre conceções de ensino e aprendizagem que consideram a dimensão criativa e a implicação do próprio sujeito no processo de aprender. Os materiais educativos criados para diferentes contextos podem também ser pensados como prática poética, convidando a experiências estéticas, poéticas e investigativas. A noção de pedagogia como evento leva a pensar na criação de espaços de diálogo, abertos à participação e à discussão, onde as ações e relações poderão ocorrer de maneira não programada e eruptiva. Os principais autores referenciais nessa abordagem são: Miriam Celeste Martins, Tatiana Fernández e Dennis Atkinson. São apresentados dois materiais educativos criados junto a instituições museológicas localizadas em Porto Alegre, RS, Brasil.
Voltar
Data da última atualização: 2022-08-16
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP