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Ensaios e práticas em museologia
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A educação patrimonial nos museus e o seu processo de avaliação : O caso de estudo da parceria entre a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão e o Projeto "Marka… A Tua Identidade"
Liliana Aguiar, Mariana Jacob Teixeira
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ResumoEducar significa transformar. Este processo acontece em contextos distintos - formal, não formal e informal – e implica um outro processo: o de ensino-aprendizagem. Em museus educar implica não só potenciar para a aquisição de conhecimentos e competências, mas também promover a mudança de atitudes para com os Museus e o Património mediante recursos e estratégias de mediação que facilitem um envolvimento ativo – físico, intelectual e emocional - dos sujeitos com os objetos e com os bens culturais, nomeadamente no contexto da educação formal. Neste estudo advoga-se que a parceria entre a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão e o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, no âmbito do Projeto “Marka…a tua identidade”, com o tema “brasileiros de torna-viagem”, foi uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos visados. Promoveram-se experiências pessoais e educacionais que, atendendo ao modelo de aprendizagem em museus Inspiring Learning for All, potenciaram aprendizagens diversas e significativas.
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Data da última atualização: 2021-02-24
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