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The Overarching Issues of the European Space : the territorial diversity of opportunities in a scenario of crisis
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Ensinar Geografia através de imagens : olhares e práticas
Felisbela Martins
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ResumoA imagem é um recurso didático de grande importância para o ensino da Geografia. Ler uma imagem é tarefa do professor de Geografia. Implica que este, durante o processo ensino-aprendizagem, conduza os alunos a saberem analisá-la criticamente, isto é, observá-la, descrever o que nela observam e retirar as inferências possíveis, verbalizando o que ela lhe sugere. Omnipresente por toda a parte, a imagem e o seu uso em contexto escolar permite a aproximação do mundo da Escola ao mundo real e ao dia a dia dos alunos. Hoje o uso de imagens fixas e em movimento, está presente nas aulas de Geografia dos estudantes-professores em formação inicial do Mestrado em Ensino de História e Geografia. São elaborados documentos pedagógico-didáticos onde constam imagens, adaptados aos temas, aos diversos tipos de conteúdos, aos alunos, que conduzem ao diálogo à interação verbal, à atitude proativa na sala de aula e à tomada de consciência para o espaço geográfico e para os problemas do nosso mundo por parte dos alunos. A disciplina de Geografia e a sua lecionação torna-se apelativa e formativa, contribuindo para a promoção do desenvolvimento do visionamento espacial dos factos e a sua interação e diferenciação à superfície terrestre.
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Data da última atualização: 2021-02-24
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