Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
The Overarching Issues of the European Space : Spatial Planning and Multiple Paths to Sustainable and Inclusive Development
Sumário
A model of research project in the education in geography of the Balkan States
Stela Dermendzhieva, Martin Doykov
Documento (.pdf)
ResumoA Geografia, como disciplina, interpreta o conhecimento sobre os Balcãs de uma forma demasiado estereotipada. Usando a abordagem "common-general" utilizada no espaço europeu, obtem-se uma visão fragmentada mas com uma superioridade claramente distinta da caracterização natural geográfica. As áreas problemáticas, tão típicas da região e objeto de estudo da Geografia como ciência, são apenas mencionadas ou falham por completo. A interdisciplinaridade constitui, pois, um potencial para a formalização de ideias base. Quando escolhemos um modelo, este obedece a determinados critérios, entre os quais as tradições e inovações que preservaram o seu valor, as tendências globais de desenvolvimento e as competências temáticas existentes nos jovens. Sob um modelo mais geral, nós estabelecemos uma construção definitiva, na qual incluímos algumas características do objeto modelado, mas ao mesmo tempo também incluímos algumas partes da nossa experiência e pensamento. Através do modelo visamos cobrir, tanto quanto possível, aspectos do objeto estudado, mas também descobrir as qualidades do objeto, que são novas para nós. Assim, o modelo representa meios para alcançar presumíveis verdades. As principais questões que são importantes para o desenvolvimento do atual modelo, são: qual é a lógica interna da geografia socio-económica regional - a Geografia dos Estados dos Balcãs; quais são os seus principais problemas, as principais palavras chave que evidenciam o mapa educacional que se pode construir; como resolver o dilema entre essa metodologia, que é clássica, que pode ser aceite como universal, necessária, de base, com o que é marginal, embora importante, que pode ser considerado como uma novidade e que representa uma hipótese; com que metodologia poderia ser realizado: através da estimulação de trabalho individual, a atualização da sua experiência e a criação de condições para o enriquecimento dos jovens, pretendendo-se a capacidade de lidar com os problemas.
Voltar
Data da última atualização: 2021-02-24
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP