Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
The Overarching Issues of the European Space : Spatial Planning and Multiple Paths to Sustainable and Inclusive Development
Sumário
A construção do conhecimento geográfico : um estudo acerca das conceções alternativas dos alunos sobre a gestão dos recursos hídricos
Carla Salazar Carvalho
Documento (.pdf)
ResumoO acesso generalizado à informação disponibiliza um portefólio vasto mas “perigoso” aos alunos. Pela rapidez e quantidade de informação obtida torna-se importante destrinçar a informação divulgada da científica clarificando a importância que isso assume no conhecimento construído pelo aluno e as suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. A bagagem conceptual com que o aluno entra na sala de aula levou-nos a desenvolver um estudo acerca das suas ideias prévias para aferir e compreender o seu contributo para o desenvolvimento da aprendizagem geográfica conceptual e inferencial dos alunos. Dada a natureza do estudo, concebemos um questionário para ser implementado em momentos diferenciados. A análise de dados foi desenvolvida com recurso a uma abordagem de cariz indutivo, inspirada na Grounded Theory. Em consonância com os resultados, admitimos que a construção do conhecimento geográfico raramente envolve um total abandono de um conceito a favor de outro. Ao invés, com frequência a mudança envolve adição de novos e retenção dos existentes, num quadro de compreensão mais complexo. Atendamos, portanto, a algo mais que os conceitos substantivos dos alunos, mas ao contexto em que se concebem e ao «cimento» que os liga.
Voltar
Data da última atualização: 2021-02-24
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP