Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
The Overarching Issues of the European Space : Rethinking Socioeconomic and Environmental Problems, Repositioning Territorial Development Policies
Sumário
O ensino de Geografia através da técnica de mapeamento conceitual
Pedro Pateira
Documento (.pdf)
ResumoO presente artigo debruça-se sobre as potencialidades pedagógicas da técnica de mapeamento conceitual, desenvolvida por Joseph Novak, mormente, no que respeita à sua validade enquanto técnica potenciadora da sistematização, organização e estruturação significativa dos conteúdos geográficos. Sustentando-se numa investigação levada a cabo numa turma do 8.º ano de escolaridade da área disciplinar de Geografia, este visa apresentar uma alternativa credível às práticas pedagógicas tradicionais (e obsoletas) enraizadas nos estabelecimentos de ensino, propondo um modelo de ensino e de introdução da técnica de mapeamento conceitual em contexto de sala de aula, a partir do uso dos mapas conceituais enquanto instrumento de planificação de curto-prazo e instrumento de avaliação.
Voltar
Data da última atualização: 2022-05-19
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP