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The Overarching Issues of the European Space : Rethinking Socioeconomic and Environmental Problems, Repositioning Territorial Development Policies
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O papel da educação ambiental no problema dos resíduos : estudo com alunos de escolas portuguesas
Maria Alexandra Alves Pinheiro Torres de Macedo, Maria da Conceição Pereira Ramos
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ResumoNeste trabalho é apresentado um estudo sobre a Educação Ambiental (EA), uma forma de sensibilização da população para o problema dos resíduos sólidos urbanos. Este tipo de resíduos apresenta grandes implicações para o ambiente e a saúde pública, encontrando-se na reciclagem e compostagem várias soluções para o combater. O objetivo do trabalho foi avaliar os conhecimentos ambientais dos alunos de ensino obrigatório. Realizou-se um inquérito a 480 alunos (118 alunos do 1.º ciclo, 120 do 2.º ciclo, 120 do 3.º ciclo e 122 do ensino secundário) de quatro escolas portuguesas (Centro Educativo da Facha, Escola E.B. 2/3 do Viso, Escola Secundária do Cerco e Escola Secundária de Valongo). Paralelamente a este inquérito, foram realizadas duas entrevistas a entidades privilegiadas, duas empresas do setor do ambiente e educação – Gintegral e Lipor. Como principais resultados deste estudo de caso, pode-se concluir que 48,54% dos inquiridos conhecem o termo “Educação Ambiental”; no entanto, apenas 39,17% a praticam na escola; assinale-se que 65,63% praticam separação de resíduos, considerando 35,63% que a EA na escola foi fundamental para estas práticas em casa. Em suma, 83,13% dos inquiridos consideram que a EA é importante para a sociedade e 88,54% são de opinião que a realização das práticas de reciclagem e compostagem é importante para o meio ambiente.
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Data da última atualização: 2022-05-19
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