Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
The Overarching Issues of the European Space : Society, Economy and Heritage in a Scenario Towards Greater Territorial Cohesion
Sumário
Práticas pedagógicas e escolhas tecnológicas na Universidade Aberta-Portugal
Maria Lígia Rangel Santos, Maria Natália Pereira Ramos
Documento (.pdf)
ResumoEste estudo trata da polifonia em torno do modelo pedagógico e-learning praticado na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt). Realiza-se a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas, à luz da teoria dialógica de Bakhtin. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas.
Voltar
Data da última atualização: 2021-02-24
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP