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A linguística em diálogo : volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
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O verbo
explicar
em enunciados de testes de avaliação do ensino básico : estudo de valores semânticos e pragmáticos
Sónia Valente Rodrigues, Isabel Margarida Duarte, Purificação Silvano
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ResumoO presente trabalho, que se situa no campo da Linguística Aplicada ao Ensino, dá continuidade a investigação que relaciona análise linguística e textos produzidos em contexto educativo e de formação de professores. A vertente da investigação que está relacionada com a análise textual de enunciados que constituem instruções de prova para os alunos do ensino básico permitiu destacar, entre outras características, a elevada frequência de uso do verbo explicar e os diferentes sentidos associados ao seu emprego, em contexto escolar avaliativo. Alguns desses usos são suscetíveis de criação de mal-entendidos discursivos e pragmáticos, situação associada frequentemente ao insucesso escolar O objetivo deste estudo é contribuir para a identificação desses problemas de uso referentes à expressão e à compreensão de enunciados de avaliação construídos com o verbo explicar. Para tal, constituiu-se um corpus composto por enunciados contendo o verbo explicar na instrução, extraídos de testes de avaliação escrita, e pelos textos de resposta a esses enunciados produzidos por professores e produzidos por alunos. Todos os textos (instruções e respostas) pertencem às disciplinas de Matemática, de Físico-Química, de Biologia, de História, de Geografia e de Português, constituindo os testes de avaliação documentos autênticos, utilizados no ano letivo 2014-2015, do Agrupamento de Escolas de Vilela. O estudo realizado revelou que, para além de haver alguma discrepância entre os valores semânticos e pragmáticos do verbo explicar nas diferentes áreas disciplinares, também se verificam diferenças entre a resposta esperada pelos professores e a resposta dada pelos alunos, resultantes de atribuições de significado divergentes ao verbo da instrução. Esta investigação produziu conclusões relevantes para compreender melhor o problema da falta de compreensão das instruções presentes em instrumentos de avaliação (como testes, fichas ou exames) por parte dos alunos, o que permitirá apontar soluções estrategicamente orientadas para a resolução desse problema.
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Data da última atualização: 2021-02-24
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