Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
Para lá da tarefa : implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior
Sumário
Interação oral em Português Língua Estrangeira : preparação significativa a partir de necessidades comunicativas
Ângela Carvalho, Isabel Margarida Duarte
Documento (.pdf)
ResumoA prática quotidiana na aula mostra ser preciso refletir sobre abordagens didáticas que articulem variáveis cognitivas e emocionais, “para além da tarefa”. Urge conhecer interesses e necessidades dos aprendentes, envolvê-los nas suas aprendizagens, enquadradas em propostas amplas, tornando-as significativas. Estas propostas devem fomentar o saber trabalhar com o Outro, em dinâmicas equilibradas e motivadoras, interpeladoras das identidades culturais e afetivas dos estudantes, a partir das suas representações sobre a(s) língua(s)/cultura(s)-alvo e a comunidade onde estão a aprendê-la. Relataremos uma experiência efetuada no seio de uma turma de nível A2 de Português Língua Estrangeira, em que partimos da reflexão dos aprendentes sobre as suas necessidades comunicativas, para propostas de atividades em grupo que visavam o contacto com falantes nativos em diferentes serviços, a construção de material didático pelos estudantes, decorrente da atividade anterior, assim como a simulação de situações nos cenários em foco.
Voltar
Data da última atualização: 2022-05-27
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP