Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
Para lá da tarefa : implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior
Sumário
“O Rato que Comeu a Língua” : A rádio na sala de aula
Rosana Durão, Isabel Orega, Catherine Simonot
Documento (.pdf)
ResumoDe acordo com a abordagem ao ensino de línguas baseado em tarefas (Nunan, 1989, 1999; Richards & Rodgers, 2014; Castro, 2017), o trabalho na aula de línguas deverá ser planificado tendo em conta tarefas o mais próximas possível da comunicação em contexto real e não apenas tarefas pedagógicas, frequentemente demasiado centradas em aspetos formais da língua. Esta abordagem, promovida pelo projeto europeu PETALL, desenvolvido de 2013 a 2016, na ESEC da UALG, proporciona o enquadramento teórico para o trabalho de produção de conteúdos para o programa de rádio «O Rato que comeu a Língua». Trata-se de uma iniciativa do departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, no âmbito do ensino do Inglês, francês, espanhol e também do português. Este trabalho é transversal a vários cursos, com diversas valências, envolvendo alunos e professores das opções de língua oferecidas. O objetivo principal é a criação de conteúdos à volta da temática das línguas e culturas para um programa semanal na rádio universitária RUA, com a duração de 5 minutos. Pretende dar a conhecer curiosidades, histórias, situações, falar sobre o Algarve e a universidade, nomeadamente as experiências dos alunos Erasmus (incoming e outgoing). Embora esta iniciativa ainda esteja em fase inicial, tem-se apresentado como uma abordagem motivadora que resulta numa aprendizagem ativa. (QECR, 2001).
Voltar
Data da última atualização: 2021-02-24
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP