Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
Para lá da tarefa : implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior
Sumário
“Será que somos assim?” : Análise contrastiva sobre a perceção do conceito de identidade portuguesa em aulas de Português Língua Estrangeira
Yvonne Hendrich, Cláudia Brito
Documento (.pdf)
ResumoAprender uma língua estrangeira não deve visar apenas as habilidades linguísticas, mas também deve ajudar os aprendentes a tornarem-se cidadãos autónomos e responsáveis com competências interculturais. Enquanto público-alvo do variado material didático, é imprescendível envolver os alunos nas questões das representações da(s) cultura(s) associada(s) à língua meta, incentivá-los a dar opiniões críticas. Ao partilhar experiências em comum, como professoras de PLE na Alemanha, nas Universidades em Mainz e Frankfurt, este trabalho debruçar-se-á sobre a perceção que os alunos têm do conceito de identidade portuguesa e das respetivas imagens culturais, adquirida nas aulas de português através de materias didáticos diferentes. Visto que um grupo de estudantes trabalhara anteriormente com manuais de PLE e outro não e que ambos têm alemão como L1 ou L2, o texto que se segue pretende fazer uma análise contrastiva a partir de dados recolhidos através do preenchimento de inquéritos e de registos da execução de atividades efetuadas em aulas de PLE em ambas as universidades.
Voltar
Data da última atualização: 2021-02-24
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP