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Reinventar o discurso e o palco : o RAP, entre saberes locais e olhares globais
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Conexões da lusofonia : aproximações entre Brasil e Portugal por meio do RAP
Rômulo Vieira da Silva, Luiza Bittencourt
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ResumoAs parcerias entre jovens músicos brasileiros e portugueses tem crescido substancialmente nos últimos anos. Essas experiências de composição e performance coletiva também foram intensificadas no RAP, com a criação de projetos como o Língua Franca (que une Emicida, Rael, Capicua, Valete) e as canções como Um Só Coração (com MV Bill, KmillaCDD e NGA), Versos Que Atravessam O Atlântico (de Vinicius Terra, Allen Halloween, Mundo Segundo e 2F) e Tamojuntos (de Dengaz com participação de Marcelo D2). O presente artigo pretende analisar como ocorrem essas conexões e compreender as identidades culturais e disputas envolvidas nas letras das composições dessas parcerias, levando em conta os conceitos de lusofonia (Almeida, 2008; Arenas, 2011, 2012; Dias, 2009; Guerreiros, 2015; Martins, 2006; Moehn, 2010; Santos, 2002; e Vanspauwen, 2010, 2011 e 2013), globalização (Canclini, 2007; Appadurai, 1996; Ortiz, 2003; Taylor, 1997) e hibridação cultural (Appadurai, 1996; Bhabha, 1998; e Canclini, 1997). A hipótese levantada por este estudo é de que a conexão lusófona ocorre substancialmente por meio da língua e o RAP serve como meio para essa aproximação. A metodologia aplicada pretende realizar uma revisão bibliográfica baseada em questões que abordem os conceitos de identidade cultural, performance artística e género musical; além de uma análise de conteúdo (Bardin, 2009) que considere as letras das colaborações, assim como entrevistas concedidas pelos músicos entre 2013 e 2018.
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Data da última atualização: 2021-02-24
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