Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
A linguística na formação do professor : das teorias às práticas
Sumário
A formação contínua de professores do 1.º ciclo sobre o ensino da gramática
Dolores Garrido, Glória Poças, Idalina Ferreira
Documento (.pdf)
ResumoO presente trabalho pretende ser um contributo para a reflexão sobre um dos aspetos da prática letiva do professor de 1.º CEB: o ensino da gramática. Para isso, fez-se uma análise de 22 fichas de trabalho gramatical, construídas no contexto de uma formação sobre classes de palavras destinada a professores do 1.º ciclo, segundo dois critérios: o conteúdo abordado e as metodologias selecionadas para o trabalhar. Os resultados revelaram dificuldades na sua conceção, não só nos conteúdos, mas, sobretudo, no domínio da metodologia seguida. Este estudo, embora com uma amostra reduzida, aponta para a necessidade da intensificação das Ações de Formação Contínua dos professores no domínio de um conhecimento sólido da gramática, mas também das estratégias utilizadas para a ensinar.
Voltar
Data da última atualização: 2021-02-24
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP