Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
A linguística na formação do professor : das teorias às práticas
Sumário
O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial : contributo para o seu estudo
Sónia Valente Rodrigues, Fátima Silva, Ângela Carvalho, Luís Fardilha, Paulo Jorge Santos
Documento (.pdf)
ResumoO presente artigo, com enfoque na escrita para desenvolvimento da consciência e conhecimento profissional explícito, tem por objetivo apresentar os resultados de uma investigação centrada na análise de fundamentações pedagógico-didáticas produzidas por professores de português em formação inicial para explicitarem os fundamentos em que assentam as decisões subjacentes ao processo de planifi cação de aulas. O corpus, constituído por 30 textos, foi submetido a uma análise de conteúdo temática com base em seis categorias. Os resultados apontam para uma prevalência de aspetos didáticos como as atividades e os materiais didáticos de suporte e uma ausência de referência à avaliação das aprendizagens, no processo de planifi cação de aulas. Em síntese, o estudo confirma o potencial da fundamentação pedagógico-didática como instrumento para aprofundamento profi ssional a partir da prática contextualizada e identifica áreas de melhoria para a sua utilização na formação inicial de professores.
Voltar
Data da última atualização: 2021-02-24
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP