Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
A linguística na formação do professor : das teorias às práticas
Sumário
Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais. A linguística na Formação do Professor : das teorias às praticas
Paulo Nunes da Silva
Documento (.pdf)
ResumoNos últimos anos, deu-se um signifi cativo desenvolvimento no âmbito dos estudos sobre os géneros (Adam & Heidmann 2007, Swales 2004, Maingueneau 2014). Consequentemente, os Programas e Metas Curriculares da disciplina de Português do Ensino Básico e Secundário concedem já um lugar central aos géneros no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do artigo consiste em fundamentar e sistematizar um conjunto de ideias centrais acerca deste tema, para que os docentes de Português dos diversos ciclos de ensino procedam ao aproveitamento didático de algumas teorizações. É proposta uma abordagem didática dos géneros em que se articula uma classificação em tipos de discurso (jornalístico, literário, etc.) com a classifi cação em géneros (notícia, editorial; romance, conto; etc.). Partese, portanto, da caracterização das situações de comunicação em que os textos ocorrem para a explicitação das propriedades especifi camente textuais.
Voltar
Data da última atualização: 2021-02-24
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP