Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Outras publicações/coleções
As línguas estrangeiras no ensino superior : propostas didáticas e casos em estudo
Sumário
Olhares interculturais : reflexões sobre aspectos culturais (re)velados na sala de aula de Português língua estrangeira a partir de vídeo de publicidade brasileira
Marina Ayumi Izaki Gómez e Nelson Viana
Documento (.pdf)
ResumoCom base em aporte teórico fundamentado sob uma perspectiva cultural (Da Matta, 1986; Dornbusch, 1998; Geertz, 1973; Kramsch, 2009), que concebe o outro como parte essencial para a construção da identidade, o presente trabalho tem como objetivo promover refl exão acerca de aspectos (inter)culturais em sala de aula de português língua estrangeira (PLE), a partir de vídeo de publicidade brasileira, material autêntico utilizado segundo pressupostos da abordagem comunicativa. A metodologia de pesquisa insere-se no paradigma qualitativo e a entrevista foi o instrumento principal de coleta de dados. Os signifi cados, produzidos nessa interação (inter)cultural em sala de aula de PLE, possibilitaram evidenciar que cultura e língua, de fato, são dois lados de uma mesma moeda (KRAMSCH, 2009: 16) e, portanto, indissociáveis no ensino de línguas. Nessa perspectiva, espera-se que este trabalho possa con tribuir para ampliar a sensibilização acerca de aspectos culturais em sala de aula de PLE, uma vez que esse ambiente educacional é marcado por diferenças culturais relevantes.
Voltar
Data da última atualização: 2021-01-14
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP