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As línguas estrangeiras no ensino superior : propostas didáticas e casos em estudo
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Everyone speaks English, didn’t you know? : – o ensino do inglês no ensino superior no nordeste transmontano
Nazaré Cardoso e Cláudia Martins
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ResumoNa senda da Declaração de Bolonha (1999) e do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2001), o ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior sofreu profundas alterações, importando averiguar o nível de entrada dos alunos e a sua profi ciência na língua inglesa, após o percurso no Ensino Básico e no Secundário. Esta aferição influencia o desenvolvimento das práticas letivas no primeiro ano, assim como nos níveis mais avançados da língua. A nossa experiência com as licenciaturas de línguas da Escola Superior de Educação de Bragança tem demonstrado as consideráveis difi culdades que os alunos sentem para tentar cumprir um nível B2 no 1.º ano e prosseguir a sua aprendizagem nos níveis C1 e C2 nos anos que se seguem. Esta foi a principal intenção para realizar um questionário a todos os alunos de 1.º ano que estudaram inglês na nossa instituição no ano letivo de 2015/2016. O nosso objetivo centrou-se em tentar compreender a forma como a aprendizagem prévia dos alunos determinou o seu desempenho e a sua motivação para o inglês e conhecer outras aprendizagens informais que os influencia(ra)m.
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Data da última atualização: 2021-01-14
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