Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Edições do CITCEM
Educação Histórica : Perspetivas de Investigação Nacional e Internacional
Sumário
A fotografia no ensino da História
Tiago Fernandes da Silva
Documento (.pdf)
ResumoEsta investigação tinha como enfoque a aptidão dos alunos para conseguirem efetivar narrações históricas através da fotografia. Acreditando que a capacidade de mobilização e aprendizagem de conhecimentos faz variar a análise da fotografia, duas turmas do 9º ano, do ano letivo 2012/2013, da Escola Secundária Doutor Joaquim Gomes Ferreira Alves foram desafiadas a fazer parte deste processo. Assim, a tarefa metodológica realizou-se em dois distintos momentos de aula – com a noção de discrepância do nível de conhecimento obtido – em que utilizando a mesma fotografia e as mesmas questões numa ficha escrita era avaliada a capacidade de construir narrações históricas. A avaliação deste processo teve em conta uma proposta de Erwin Panofsky em que a graduação do conhecimento se divide em três níveis: pré-iconográfico (capacidade de recolha de informação genérica e visível); iconográfico (o conhecimento é feito pela descrição da realidade e do contexto histórico) e iconológico (a via interpretativa é, ao mesmo tempo, racional e emocional). Da recolha e da análise dos dados, compreendeu-se que: • O conhecimento prévio à análise faz com que o olhar sobre a fotografia se altere tanto na perceção do momento histórico; • O olhar individual de cada aluno difere entre cada um deles e do nosso, pois a liberdade interpretativa era fundamental; • A capacidade de mobilizar conhecimentos e emoções precisa de treino e espaço, pois, cada aluno tem diferentes ritmos interpretativos. Conclui-se que a iconologia em sala de aula é praticável e como é importante, face a um novo método de trabalho, os alunos compreenderem a tarefa e os objetivos da mesma. A utilização a fotografia em aula exige uma preparação prévia e a realização destas atividades faz fruir resultados inesperados, pois cada um de nós tem um olhar e uma análise diferente de cada documento.
Voltar
Data da última atualização: 2021-01-14
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP