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Modos de Fazer=Ways of Making
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Of Work and Words : Craft as a Way of Telling
Tim Ingold
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ResumoEste capítulo levanta o problema posto pela noção de conhecimento incorporado, concentrando-- se no hábito — o hábito de artesãos, músicos e investigadores. O que nele se expõe tem duas componentes. A primeira é a de mostrar que os hábitos que permitem aos praticantes de qualquer atividade prosseguir na realização das suas tarefas não são tácitos nem estão sedimentados no corpo, mas são gerados e postos em prática em correspondência atenta e cinestésica com os utensílios, os materiais e o ambiente. Essa correspondência não é silenciosa e parada, mas barulhenta e turbulenta, aberta e viva em relação ao mundo. Para descrever essa realidade, adotamos a noção de hapticalidade. No âmbito da hapticalidade, o pensamento é a agitação de uma mente que se move e é movida pelos sons e pelos sentimentos do ambiente. É por isso que a ação habitual é também ponderada, caracterizada por uma consciência que não é tanto cognitiva quanto «concentrative». Isso conduz à segunda parte do que é exposto, e que mostra que as palavras também são coisas vivas, imersas nas correntes da hapticalidade. Assim, refuta-se a oposição, que se incorporou na própria constituição da academia, entre verbalização e incorporação. Trabalho e palavras, insistimos nesse ponto, são animados. Ambos se desdobram no hábito e possibilitam os diversos modos de contar, de dizer.
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Data da última atualização: 2021-02-24
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