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Matura idade : considerações sobre a velhice
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O idoso e o jovem semioticamente modalizados entre o querer-ser o dever-ser
Raimundo Isídio de Sousa, Márcia Edlene M. Lima
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ResumoAs mídias digitais têm provocado mudanças substanciais na vida, no comportamento e na forma de constituição dos sujeitos de idades diversas, suscitando amplas possibilidades. O idoso insere-se nesse contexto para buscas diversas, por ser uma forma de possibilitar mais contatos com as pessoas e de se constituir como sujeito desejoso por uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido, objetivamos conhecer melhor o idoso que se constitui e circula no e pelo Facebook. Para tanto, propomos a seguinte questão-problema: Como o sujeito idoso é constituído no e pelo Facebook? Analisamos, pois, as formas de subjetivação que os facebookianos constroem em relação ao idoso, utilizando a teoria da Análise de Discurso. Concluímos que o Facebook possibilita materialidades de subjetivização do idoso e o caracteriza como um sujeito contemporâneo diante da necessidade de ser representado, narrado, mostrado e reinventado como objeto simbólico-discursivo.
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Data da última atualização: 2022-06-17
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