Apresentação
Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Congressos/Seminários
Processos de Musealização : Um Seminário de Investigação Internacional : Atas do Seminário
Sumário
Azulejos e emolduramentos : um puzzle com solução à vista = Azulajos and frames : a puzzle with a solution in sight
Rosário Salema de Carvalho, Alexandre Nobre Pais, Porfíria Formiga
Documento (.pdf)
ResumoA colecção do Museu Nacional do Azulejo (MNA z) e, em particular, o designado “fundo antigo”, anterior à criação daquela instituição e com raízes ainda no século XIX, foi objecto, em determinado momento, de uma organização que privilegiou a separação entre painéis figurativos e respectivos emolduramentos. Muitos dos conjuntos perderam, desta forma, não apenas um contexto (do local original de aplicação), mas a sua própria articulação com os emolduramentos, quebrando-se por completo uma leitura do que teria sido o revestimento, entendido enquanto elemento activo de um sistema decorativo e enquanto suporte de narrativas e decorações, integradas num espaço arquitectónico e articuladas com outras manifestações artísticas. Mais recentemente, e através do projecto “Devolver ao Olhar”, o MNA z tem vindo a reorganizar as suas reservas. É neste contexto que se inscreve o presente artigo, resultante da investigação sobre emolduramentos do azulejo barroco. Partindo da ideia de repetição de modelos que se observa nas barras e cercaduras da época que ainda se conservam in situ, pretende-se catalogar as diferentes formas de molduras e constituir um repertório sistematizado e ilustrado, disponível no Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo (http://redeazulejo.fl.ul.pt/pesquisa-az). Esta ferramenta, que permite, entre outros aspectos, identificar repetições, autorias, definir cronologias mais precisas ou relacionar modelos e locais de aplicação, tem a vantagem de estabelecer um catálogo de molduras, onde é possível reconhecer os azulejos dispersos da colecção do MNA z. Funciona, neste sentido, como a solução final do puzzle, em torno da qual é possível reunir azulejos que, de outra forma, só muito dificilmente seriam relacionados entre si. Paralelamente ao trabalho de abertura dos caixotes e comparação com os revestimentos in situ, a identificação das marcas de tardoz vem corroborar a análise visual, mas, também, servir de ponto de partida para recuperar os elos perdidos, procurando juntar, novamente, molduras e painéis.
Voltar
Data da última atualização: 2022-05-26
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP