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Processos de Musealização : Um Seminário de Investigação Internacional : Atas do Seminário
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A "Corte Celestial": 25 anos de arte e devoção = A "Heavenly Court": 25 years of art and devotion
Eliene Dourado Bina
Documento (.pdf)
ResumoEste trabalho reflete sobre prática dialógica existente entre museu e visitantes. Apresenta análise que desvela como alguns instrumentos de comunicação de massa e interpessoal (Vídeo documentário, sonorização, imagens, locução, monitoria e mediação cultural, equipamentos infotecnológico, etiquetas, legendas, textos, dentre outros) em exposição de arte sacra, em espaço também erudito, conseguem propiciar acessibilidade ao grande público, especialmente, ao menos favorecido econômica e culturalmente. Analisa-se a eficácia da dialogicidade num novo modelo expositivo. Para esse diagnóstico quali-quantitativo optou-se pelo estudo de caso do Museu Abelardo Rodrigues (Bahia-Brasil), mais propriamente na investigação do processo de comunicação que a exposição “A “Corte Celestial”: 25 anos de arte e devoção” pode desenvolver através de diversos elementos comunicativos. Estes processos são ainda contextualizados por cenografias, ambientações, iluminação cênica e vitrines interativas, que foram concebidas de forma a facilitar comunicação das características artísticas da escultura e compreensão dos diferentes públicos, e não apenas valorização do sagrado. A coleção em questão é composta por imagens sacras, crucifixos, pinturas e oratórios que expressam a religiosidade dos brasileiros, e é representativo de várias épocas e escolas, do século XVII ao XX, materiais e tipologias diversificados. Este acervo é em sua maioria erudito, exposto em casarão do século XVII , igualmente elitista. Portanto, para deselitização, democratização e popularização do espaço arquitetónico e coleção, que são sacralizados e símbolos de classes hegemónicas, buscou-se uma concepção expográfica inovadora, contemporânea e lúdica, para interação com diferentes públicos. Norteou esta pesquisa a dialética, mais adequada à compreensão da comunicação no cenário museológico. As questões tratadas neste trabalho foram balizadas com resultados da recolha dos dados, através de entrevistas a especialistas e questionários a público aleatório visitantes da exposição. Dentre teóricos consultados destacam-se Jean Davallon, Heloisa Costa, Mariíia Cury, Tereza Scheiner, que discutiram estratégias de comunicação em exposições. pretende-se aqui apresentar o resultado desta pesquisa .
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Data da última atualização: 2021-01-14
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