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Incipit 5 : Workshop de Estudos Medievais da Universidade do Porto, 2016
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Imago in bello
: as representações da guerra no Portugal tardomedieval
Inês Meira Araújo
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ResumoA tese de doutoramento apresentada neste artigo tem como objectivo produzir uma análise do equipamento militar português durante os períodos medieval tardio e renascentista, procurando a sua progressão e desenvolvimento tecnológico, de forma a preencher lacunas de carácter historiográfico, mais propriamente no campo da história militar e, especificamente, no âmbito da teoria e da prática da guerra. A partir desta observação detalhada do armamento utilizado em Portugal, ofensivo e defensivo, será delineado, em primeiro lugar, um catálogo de armas e serão designadas as tipologias fundamentais do equipamento de guerra usado à época, indispensáveis para o entendimento da sua progressão, considerado sempre o seu possível enquadramento na designada «revolução militar».A segunda vertente deste trabalho, mais próxima da metodologia própria da história da arte, irá abordar diversos tópicos, mormente de cariz imagético, e que se configuram como problemas fulcrais para o desenvolvimento da dissertação. Insere-se nesta parte do trabalho, nomeadamente, a análise das convenções artísticas incluídas nas obras alvo de estudo e a preocupação do artista ao nível da representação da realidade do equipamento de guerra coevo. Este problema de determinação dos elementos “reais” e “imaginados” está intimamente ligado a outras questões do estudo da história da arte, como a criatividade intrínseca do próprio artista, a intervenção do encomendante e o gosto estético em voga à época, vigente na iconografia. Este trabalho implicará, assim, um estudo aprofundado do contexto histórico-artístico, uma análise e arrolamento das diferentes formas de representação, um entendimento crítico dos objectivos propagandísticos e alegóricos das clientelas e um questionamento do programa iconológico subjacente, considerando sempre a atenção reservada pelos artistas às matérias bélicas, recorrente no contexto artístico ocidental.
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Data da última atualização: 2022-05-26
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