Apresentação
Sumário
Comissão editorial
Comissão técnica
Ficha bibliográfica
Pedido de artigo
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Revistas da FLUP
Linguarum Arena : Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto
Sumário
Aprofundar a compreensão leitora em português l2 no nível avançado à luz do QECRL partindo do teste cloze
Ângela Filipe Lopes, Fernanda Martins, Maria da Graça L. Castro Pinto
Documento (.pdf)
ResumoO estudo em foco tem como objetivo comparar a proficiência leitora de um grupo experimental composto por estudantes de português L2 da FLUP com a de um grupo normativo de falantes nativos de português. Partindo da utilização do teste Cloze, o estudo baseou-se na pesquisa acerca da leitura em L2 no nível avançado e na análise dos referenciais do QECRL para os mesmos níveis, tendo como objetivo a planificação de um conjunto de sete unidades letivas de duas horas centradas na leitura da crónica imprensa, por ser um texto de características literárias, complexas e híbridas. Os resultados do teste aplicado a ambos os grupos revelaram que o nível de proficiência leitora do grupo experimental se encontrava distante tanto do desempenho do grupo normativo no mesmo teste, como dos referenciais do QECRL para os níveis C1 e C2, facto que levou à pesquisa de estratégias metodológicas com vista ao desenvolvimento de atividades que permitissem aos estudantes aprofundar o seu nível de compreensão leitora. A segunda fase de aplicação do teste Cloze permitiu concluir que, com este grupo de sujeitos, as opções metodológicas implementadas nas aulas de leitura que mediaram as duas fases de testagem funcionaram a favor da superação de obstáculos ao processamento do texto.
Palavras-chave: A leitura nas aulas de português L2; os descritores de competência leitora do QECRL; o teste Cloze; a crónica de imprensa; estratégias de aprofundamento da compreensão leitora
Voltar
Data da última atualização: 2021-01-14
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP