GUIÃO DE ENTREVISTA AO RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO E

DESENVOLVIMENTO
PROTOCOLO DA ENTREVISTA

- Apresentação institucional.- Apresentação do objecto de estudo.- Solicitar autorização para gravar a entrevista.- Garantir o anonimato do entrevistado.

GUIÃO DA ENTREVISTA

I. ESTRUTURA, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO
    1. Como é constituída a estrutura interna de formação?

    2. 1.1. Quais as principais fases de desenvolvimento que a caracterizam?
    3. 1.2. Quando e em que contexto se iniciam de forma continuada as práticas de formação?
    4. 1.3. Quais as razões que levaram o grupo empresarial a apostar no desenvolvimento da formação de forma permanente e continuada?
    5. 1.4. Quais os profissionais que asseguram esta actividade? (aferir: posição hierárquica, habilitações escolares e profissionais)?
  1. A estrutura de formação é certificada?

2.1. Por que entidade?

  1. Quais as actividades desenvolvidas (aferir: diagnóstico, concepção, planificação, avaliação)?

  2. Que tipo de acções de formação têm sido desenvolvidas (aferir: internas e externas, públicos-alvo, formação inicial ou contínua, áreas de formação privilegiadas, programas de apoio)?

  3. Quais são os objectivos de curto, médio e longo prazos que têm presidido ao desenvolvimento e concretização da formação?

  4. Desde quando é que é elaborado um plano de formação?

6.1. Trata-se de um plano geral para todas as empresas do grupo, ou para cada uma das empresas?

6.2. Qual o seu período de vigência?

6.2.1. O plano é alvo de ajustamentos?

6.2.2. Com que periodicidade?

6.3. Quais os seus objectivos?

6.4. Quem são as pessoas responsáveis pela sua elaboração?

6.5. Quais os instrumentos utilizados na elaboração do plano (aferir: avaliação de necessidades de formação, análise e descrição de postos de trabalho, análise e avaliação de funções, definição de perfis profissionais e de perfis de formação)?

6.6. Costumam proceder a levantamentos de necessidades de formação?

6.6.1. Como é que estes são realizados?

6.6.2. Quais os instrumentos utilizados?

6.6.3. Quais as pessoas implicadas (aferir: dirigentes, quadros superiores e intermédios, superiores hierárquicos directos, trabalhadores operacionais)?

7. Quem decide, elabora e gere o orçamento relativo às actividades de formação? (aferir: o nível hierárquico)?

7.1.Têm recorrido a financiamentos externos?

7.1.1. Quais?

7.2. Tem ideia da percentagem do investimento realizado em formação em relação ao total da massa salarial (aferir: se está a incluir ou não os financiamentos externos a fundo perdido)?

    1. Sei que têm planeado um novo esquema de formação para 2000.

    2. 8.1. Quais são, genericamente, as suas linhas orientadoras?
    3. 8.2. Quais as razões que estão na base desta nova aposta?
    4. 8.3. Quais as áreas e conteúdos de formação privilegiadas?
    5. 8.4. Quem são os principais públicos-alvo?
    6. 8.5. Quais as acções actualmente em curso?
    7. 8.6. Quais os profissionais da Electrotensão abrangidos (aferir: se são os grupos profissionais em estudo – serralheiros, electricistas, trabalhadores “metalomecânicos”, chefias directas – e em que direcções)?
    1. No que diz respeito à tomada de decisão em termos de acções de formação a realizar para os trabalhadores operacionais:

    2. 9.1. A que nível hierárquico é que se tomam estas decisões?
    3. 9.2. Como se processa esta decisão?
    4. 9.3. Que critérios são tidos em conta?
    5. 9.4. Recorrem a serviços externos especializados para a tomada de decisão? Quais? Qual o seu papel?
    6. 9.5. Quem define os objectivos específicos da formação?
    7. 9.6. Com se têm articulado os projectos, as mudanças e as inovações aos níveis dos RH, tecnológico, produtivo e organizativo com a planificação e o desenvolvimento da formação e das competências dos trabalhadores (solicitar exemplos)?
    8. 9.7. Genericamente, os projectos, as mudanças e as inovações aos níveis tecnológico, produtivo e organizativo e dos RH têm contemplado medidas de acompanhamento e avaliação?
    9. 9.7.1. Que tipo de medidas (aferir: discussão de reflexão, análise de problemas)?
    10. 9.7.2. Com que objectivos?
    11. 9.7.3. Quem é que participa nessas actividades?
    1. Relativamente à concepção da formação dirigida aos operacionais:

    2. 10.1. Como se costumam elaborar os programas das acções de formação (aferir: formação de catálogo, formação de catálogo adaptada às necessidades da empresa e características dos trabalhadores, formação concebida internamente)?
    3. 10.2. Quem são as pessoas responsáveis por esta actividade?
    4. 10.3. Quais as pessoas, instituições ou empresas envolvidas neste processo de concepção da formação?
    5. 10.4. Qual o grau de influência e de participação dos trabalhadores na definição dos conteúdos de formação?
    6. 10.5. Quem são os formadores?
    7. 10.5.1. São internos ou externos à empresa?
    8. 10.5.2. Quais as suas qualificações (aferir: fornecedor de equipamento, monitores internos, técnicos especializados em formação e/ ou em áreas específicas)?
  1. Relativamente às acções de formação direccionadas para os operacionais, gostava de saber:

11.1. Onde se realizam?

11.2. Recorrem a instituições especializadas em formação?

11.2.1. Quais?

11.2.2. Quais os critérios de selecção destas instituições?

11.2.3. Quem toma estas decisões?

11.3. Quais os profissionais alvo destas acções de formação (aferir: encarregados, chefes de secção, chefes de equipa, trabalhadores operacionais)?

11.4. Quais os objectivos que se pretendem atingir no que se refere à qualificação dos trabalhadores

(aferir: recomposição interna – reclassificação/ especialização, aperfeiçoamento, reciclagem – reconversão/ reclassificação e reconversão externas)?

11.5. Quais os critérios privilegiados para seleccionar os trabalhadores que vão frequentar a formação?

11.5.1. Como se processa a sua selecção?

11.5.2. Qual o grau de participação dos trabalhadores nesta decisão? (aferir: imposta, negociada, voluntária)

11.6. Qual tem sido o grau de adesão dos trabalhadores a estas iniciativas?

11.7. Tem noção da duração mínima e máxima aproximada destas acções?

11.8. Ocorrem mais frequentemente em horário laboral e/ou pós-laboral?

11.9. Que tipo de conteúdos de formação é que são ministrados (aferir: prático, técnico, metodológico, teórico, comportamental/ relacional, formações gerais escolares)?

11.10. Quais as modalidades de aprendizagem privilegiadas?(aferir: formação no posto de trabalho, formação em sala de aula, formação em alternância – na empresa e fora da empresa, no posto de trabalho e em sala de aula)?

11.11. A formação que é ministrada aos trabalhadores dá origem a algum diploma?

11.11.1. Qual a sua validade e reconhecimento interno e externo (aferir: aprovação, frequência)?

11.12. A empresa costuma organizar acções de acompanhamento da formação?

11.12.1. De que tipo (aferir: motivação, sensibilização, integração, esclarecimento)?

11.12.2. Em que momentos?

11.13. São realizados processos de avaliação da formação?

11.13.1. É uma prática habitual da empresa?

11.13.2. Como se processa esta avaliação?

11.13.3. Que tipo de instrumentos são usados?

11.13.4. Quais os critérios privilegiados (aferir: resultados globais da empresa, desempenho individual, desempenho da equipa, motivação, etc.)?

11.13.5. A quem são comunicados os resultados desta avaliação?

11.14. Genericamente, a formação planeada corresponde à realizada ou há desvios?

11.14.1. De que tipo?

11.14.2. Quais as razões que estão na sua base?

  1. Como caracteriza o grau de motivação, de envolvimento e de participação dos trabalhadores na formação?

  2. Quais as principais dificuldades com que o grupo empresarial se depara na área da formação (aferir: relativas a orçamentos, estruturas físicas de formação, concepção da formação, formadores, características dos próprios formandos)?

  3. Quais as principais vantagens e inconvenientes com que empresa se confronta no domínio da formação dos trabalhadores?

II. ARTICULAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E DE GESTÃO DOS RH

15. Qual a relação entre as práticas de formação e a gestão dos RH nos seguintes domínios:

15.1. Recrutamento e selecção de pessoal (aferir: se os trabalhadores recrutados são, habitualmente, alvo de acções de formação, se é uma prática diferenciada, em que situações e quais os objectivos)?

15.2. Mobilidade interna funcional (aferir: entre postos de trabalho, entre secções/ equipas de trabalho)?

15.3. Gestão de carreiras e promoções?

15.4. Política salarial?

15.5. Afastamento e despedimento de trabalhadores?

15.6. Práticas de informação e comunicação?

15.7. Avaliação do desempenho?

III. ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO FORMAL E APRENDIZAGEM INFORMAL

    1. Descreva-me a configuração dos protocolos que o grupo empresarial e a empresa têm estabelecido com o Ministério da Educação.

    2. 16.1. Desde quando é que são estabelecidos?
    3. 16.2. Com que escolas?16.3.Quais os objectivos?
    4. 16.4. Em que se concretizam (aferir: estágios, selecção e recrutamento de alunos)?
    5. 16.5. Quais as áreas de educação/ formação privilegiadas?
    6. 16.6. Que balanço realiza das actividades resultantes destes protocolos?
  1. A empresa desenvolve acções de educação de adultos/ de ensino recorrente?

17.1. Com que objectivos?

17.2. Quais são os públicos-alvo?

  1. Há algum tipo de articulação entre a formação inicial e a formação contínua?

    1. A empresa dispõe de algum sistema de incentivos/ regalias para os trabalhadores que pretendem completar a sua formação escolar?

    2. 19.1. De que tipo?
    3. 19.2. Quais as condições necessárias para ter acesso a tal sistema?
  2. Que importância atribui ao grau de escolaridade formal detido pelos trabalhadores?

    1. Há algum tipo de articulação entre a formação formal e a aprendizagem informal dos trabalhadores na sua actividade quotidiana de trabalho?

    2. 21.1. Que contornos assume?
    3. 21.2. Qual o papel desempenhado por cada uma destas duas formas de aprendizagem?
    4. 21.3. Pensa que uma é mais importante do que outra?
    5. 21.4. Há funções ou postos de trabalho em que uma ou outra são mais importantes? Quais?
    1. Em termos de balanço global, qual a sua opinião acerca da formação desenvolvida?

    2. 22.1. Quais os contributos concretos da formação para o desenvolvimento dos conhecimentos dos trabalhadores?
    3. 22.2. E para a realização do projecto do grupo empresarial?
    4. 22.3. E concretamente, para a concretização das mudanças que se têm vindo a implementar nas empresas?
    5. 22.4. Em que domínios considera que a formação poderá contribuir de forma mais decisiva para o grupo empresarial?
  3. O grupo pensa continuar a investir em formação?

IV. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E GRUPOS PROFISSIONAIS

24. Quem são os trabalhadores operacionais chave da empresa, ou seja, aqueles que desempenham as funções mais importantes, estratégicas e decisivas para a prossecução dos objectivos da empresa

(aferir: categorias profissionais, profissões)?

24.1. Estes trabalhadores são alvo de práticas de formação diferenciadas (solicitar exemplos)?

24.2. E práticas de gestão dos RH?

    1. Quem são os trabalhadores operacionais secundários da empresa, ou seja, aqueles que desempenham as funções facilmente substituíveis e menos importantes para a prossecução dos objectivos da empresa (aferir: categorias profissionais, profissões)?

    2. 25.1. Estes trabalhadores são alvo de práticas de formação diferenciadas (solicitar exemplos)?
    3. 25.2. E práticas de gestão dos RH?
  1. Relativamente a cada um dos seguintes grupos profissionais – serralheiros, soldadores, electricistas, trabalhadores “metalomecânicos” (tais como torneiros e fresadores), chefias directas (chefes de equipa, de secção e encarregados):

26.1. Considera que são trabalhadores que desempenham funções estratégicas e indispensáveis para a empresa, ou são tão importantes como quaisquer outros na área da produção?

26.2. Tratam-se de funções em regressão em termos da sua importância? Porquê?

26.3. São trabalhadores facilmente substituíveis?

26.4. Qual é a sua percepção em termos do desempenho profissional dos mesmos (aferir: competências profissionais, polivalência, desempenho)?

26.5. E da sua importância face à estratégia e projectos da empresa?

26.6. Há algum tipo de medidas de gestão dos RH e da formação diferenciadas para estes grupos profissionais?

26.6.1. Em que domínios?

DOCUMENTAÇÃO A SOLICITAR

-Planos de formação de 1999 e 2000: informação genérica e sintética relativamente ao grupo empresarial e mais pormenorizados para a empresa, atendendo às suas cinco direcções.

-Consulta de dossiers de formação em geral e da direccionada para os profissionais em análise, de modo a aferir, designadamente, conteúdos, cargas horárias, objectivos e formadores.

-Documentação relativa ao diagnóstico, levantamento de necessidades, organização e avaliação da formação.

-Documentação relativa aos protocolos com o Ministério da Educação e com as respectivas escolas secundárias.

-Outra documentação relevante.