GUIÃO DE ENTREVISTA AO RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO E
- Apresentação institucional.- Apresentação do objecto de estudo.- Solicitar autorização para gravar a entrevista.- Garantir o anonimato do entrevistado.
GUIÃO DA ENTREVISTA
2.1. Por que entidade?
6.1. Trata-se de um plano geral para todas as empresas do grupo, ou para cada uma das empresas?
6.2. Qual o seu período de vigência?
6.2.1. O plano é alvo de ajustamentos?
6.2.2. Com que periodicidade?
6.3. Quais os seus objectivos?
6.4. Quem são as pessoas responsáveis pela sua elaboração?
6.5. Quais os instrumentos utilizados na elaboração do plano (aferir: avaliação de necessidades de formação, análise e descrição de postos de trabalho, análise e avaliação de funções, definição de perfis profissionais e de perfis de formação)?
6.6. Costumam proceder a levantamentos de necessidades de formação?
6.6.1. Como é que estes são realizados?
6.6.2. Quais os instrumentos utilizados?
6.6.3. Quais as pessoas implicadas (aferir: dirigentes, quadros superiores e intermédios, superiores hierárquicos directos, trabalhadores operacionais)?
7. Quem decide, elabora e gere o orçamento relativo às actividades de formação? (aferir: o nível hierárquico)?
7.1.Têm recorrido a financiamentos externos?
7.1.1. Quais?
7.2. Tem ideia da percentagem do investimento realizado em formação em relação ao total da massa salarial (aferir: se está a incluir ou não os financiamentos externos a fundo perdido)?
11.1. Onde se realizam?
11.2. Recorrem a instituições especializadas em formação?
11.2.1. Quais?
11.2.2. Quais os critérios de selecção destas instituições?
11.2.3. Quem toma estas decisões?
11.3. Quais os profissionais alvo destas acções de formação (aferir: encarregados, chefes de secção, chefes de equipa, trabalhadores operacionais)?
11.4. Quais os objectivos que se pretendem atingir no que se refere à qualificação dos trabalhadores
(aferir: recomposição interna – reclassificação/ especialização, aperfeiçoamento, reciclagem – reconversão/ reclassificação e reconversão externas)?
11.5. Quais os critérios privilegiados para seleccionar os trabalhadores que vão frequentar a formação?
11.5.1. Como se processa a sua selecção?
11.5.2. Qual o grau de participação dos trabalhadores nesta decisão? (aferir: imposta, negociada, voluntária)
11.6. Qual tem sido o grau de adesão dos trabalhadores a estas iniciativas?
11.7. Tem noção da duração mínima e máxima aproximada destas acções?
11.8. Ocorrem mais frequentemente em horário laboral e/ou pós-laboral?
11.9. Que tipo de conteúdos de formação é que são ministrados (aferir: prático, técnico, metodológico, teórico, comportamental/ relacional, formações gerais escolares)?
11.10. Quais as modalidades de aprendizagem privilegiadas?(aferir: formação no posto de trabalho, formação em sala de aula, formação em alternância – na empresa e fora da empresa, no posto de trabalho e em sala de aula)?
11.11. A formação que é ministrada aos trabalhadores dá origem a algum diploma?
11.11.1. Qual a sua validade e reconhecimento interno e externo (aferir: aprovação, frequência)?
11.12. A empresa costuma organizar acções de acompanhamento da formação?
11.12.1. De que tipo (aferir: motivação, sensibilização, integração, esclarecimento)?
11.12.2. Em que momentos?
11.13. São realizados processos de avaliação da formação?
11.13.1. É uma prática habitual da empresa?
11.13.2. Como se processa esta avaliação?
11.13.3. Que tipo de instrumentos são usados?
11.13.4. Quais os critérios privilegiados (aferir: resultados globais da empresa, desempenho individual, desempenho da equipa, motivação, etc.)?
11.13.5. A quem são comunicados os resultados desta avaliação?
11.14. Genericamente, a formação planeada corresponde à realizada ou há desvios?
11.14.1. De que tipo?
11.14.2. Quais as razões que estão na sua base?
II. ARTICULAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E DE GESTÃO DOS RH
15. Qual a relação entre as práticas de formação e a gestão dos RH nos seguintes domínios:
15.1. Recrutamento e selecção de pessoal (aferir: se os trabalhadores recrutados são, habitualmente, alvo de acções de formação, se é uma prática diferenciada, em que situações e quais os objectivos)?
15.2. Mobilidade interna funcional (aferir: entre postos de trabalho, entre secções/ equipas de trabalho)?
15.3. Gestão de carreiras e promoções?
15.4. Política salarial?
15.5. Afastamento e despedimento de trabalhadores?
15.6. Práticas de informação e comunicação?
15.7. Avaliação do desempenho?
III. ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO FORMAL E APRENDIZAGEM INFORMAL
17.1. Com que objectivos?
17.2. Quais são os públicos-alvo?
IV. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E GRUPOS PROFISSIONAIS
24. Quem são os trabalhadores operacionais chave da empresa, ou seja, aqueles que desempenham as funções mais importantes, estratégicas e decisivas para a prossecução dos objectivos da empresa
(aferir: categorias profissionais, profissões)?
24.1. Estes trabalhadores são alvo de práticas de formação diferenciadas (solicitar exemplos)?
24.2. E práticas de gestão dos RH?
26.1. Considera que são trabalhadores que desempenham funções estratégicas e indispensáveis para a empresa, ou são tão importantes como quaisquer outros na área da produção?
26.2. Tratam-se de funções em regressão em termos da sua importância? Porquê?
26.3. São trabalhadores facilmente substituíveis?
26.4. Qual é a sua percepção em termos do desempenho profissional dos mesmos (aferir: competências profissionais, polivalência, desempenho)?
26.5. E da sua importância face à estratégia e projectos da empresa?
26.6. Há algum tipo de medidas de gestão dos RH e da formação diferenciadas para estes grupos profissionais?
26.6.1. Em que domínios?
DOCUMENTAÇÃO A SOLICITAR
-Planos de formação de 1999 e 2000: informação genérica e sintética relativamente ao grupo empresarial e mais pormenorizados para a empresa, atendendo às suas cinco direcções.
-Consulta de dossiers de formação em geral e da direccionada para os profissionais em análise, de modo a aferir, designadamente, conteúdos, cargas horárias, objectivos e formadores.
-Documentação relativa ao diagnóstico, levantamento de necessidades, organização e avaliação da formação.
-Documentação relativa aos protocolos com o Ministério da Educação e com as respectivas escolas secundárias.
-Outra documentação relevante.