Anexo E
PROTOCOLO DA ENTREVISTA
- Fazer a apresentação institucional e profissional da investigadora.
- Apresentar os temas do estudo: o trabalho, as profissões, a formação, a aprendizagem.
- Apresentar as profissões escolhidas para a selecção dos entrevistados.
- Informar que foi solicitada autorização à administração da empresa.
- Garantir a confidencialidade da informação e o anonimato dos entrevistados.
- Solicitar disponibilidade para a realização da entrevista.
- Solicitar autorização para gravar a entrevista.
- Apresentar as dimensões constitutivas da entrevista.
GUIÃO DA ENTREVISTA
Proponho então que comecemos por falar de quando começou a trabalhar.
Gostaria então que me falasse primeiro dos empregos que teve antes de entrar para a Electrotensão.
[Questões para cada um dos empregos]
I.3. Trajectória de desemprego
I.4. Trajectória profissional interna
Agora gostava que conversássemos acerca do seu trabalho e da sua situação nesta empresa.
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-pedido de emprego à empresa;-resposta a anúncios;-inscrição no Centro de Emprego;-por intermédio de um Centro de Formação Profissional;-conhecimentos pessoais (familiares, amigos, vizinhos);-por ter familiares a trabalhar na empresa;-por intermédio de colegas de trabalho;-após a realização de um estágio na empresa;-etc.]
17.1. [Se sim] Quantas?
Gostaria então que me falasse de cada uma delas.
[Questões para cada uma das situações profissionais]
[Deixar o entrevistado responder livremente, mas ter em conta os seguintes domínios a caracterizar, procurando comparar as várias situações profissionais:
-tipo de tarefas: mais complicadas, mais simples, iguais, mais diversificadas, menos diversificadas, iguais;
-ritmo de trabalho: maior, menor, igual;
-carga de trabalho: maior, menor, igual;
-grau de independência com que faz o trabalho: maior, menor, igual;
-tipo de máquinas e ferramentas com que trabalha;
-tipo de produto;
-grau de responsabilidade: maior, menor, igual;
-grau de dificuldade: maior, menor, igual;
-conhecimentos necessários;
-etc.
-Se necessário, solicitar a descrição de um dia normal de trabalho.]
II. ACTIVIDADE DE TRABALHO E APRENDIZAGEM
Vamo-nos agora centrar no trabalho que faz actualmente.
II. 1. Conteúdo da actividade de trabalho
21. Em que consiste o seu trabalho?
Para as questões que se seguem podemos, se quiser, partir de um exemplo: o fabrico de uma peça, a montagem de um componente ou de um produto.
[Procurar saber:
-identificação das fases do trabalho e localização na cadeia operatória total do sector/ equipa e da direcção;
-perceber se sabe qual a peça/ a operação/ a tarefa a montante e a jusante;
-tipo de produto;
-máquinas e ferramentas;
-espaço ocupado;
-postos de trabalho;
-grau de dificuldade;
-se a sequência das operações é ininterrupta, se o operador pode deixar a máquina a trabalhar sozinha, se o operador tem e pode parar a máquina quando não está presente;
-tipo de actividades: preparação do trabalho, recepção, análise, interpretação e tratamento da informação, execução, vigilância da execução, coordenação e controlo, manutenção e conservação das máquinas e ferramentas, gestão;
-etc.]
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-atenção;-ritmo de trabalho;-ler;-escrever;-fazer contas;-medir;-interpretar;-decidir;-comunicar/ falar;-olhar/ observar;-ouvir;-etc.]
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-avaria das máquinas;-falta de ferramentas;-abastecimento de matérias primas ou componentes;-falhas na planificação/ programação do trabalho;-etc.]
33.1. E com que frequência ocorrem?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-todos os dias;-todas as semanas;-uma vez por mês;-etc.]
33.2. Como é que os resolve?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-há ou não procedimentos definidos;-quais as pessoas implicadas;-diagnostica, consulta alguém, resolve autonomamente;-rapidez de resolução; etc.]
38.1. Qual?
39. Para além da documentação que referiu, recebe mais alguma, mesmo que não seja directamente relacionada com o seu trabalho?
39.1. Qual?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-circulares internas;-comunicações internas;-jornal da empresa;-jornal da comissão de trabalhadores;-etc.]
39.2. Costuma ler essa documentação?
40. Como é que tem conhecimento das decisões que são tomadas pela empresa?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-informação oral dada pelos chefes;-informação escrita dada pelos chefes;-informação dada pelos colegas;-reuniões com os quadros;-ordens de serviço;-circulares internas;-comunicações internas;-jornal da empresa;-jornal da comissão de trabalhadores;-etc.]
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-colegas de trabalho das máquinas/ postos de trabalho vizinhos;-colegas de trabalho de toda a secção/ célula/ sector/ equipa;-colegas de outras secções/ células/ sectores/ equipas;-colegas de trabalho de outras direcções;-colegas de trabalho de outras empresas do grupo empresarial;-chefias directas;-clientes e fornecedores internos;-clientes externos;-fornecedores externos;-dirigentes de produção, de qualidade, de projecto;-etc.]
45. Com que pessoas é que costuma conversar e conviver mais frequentemente aqui na empresa?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-Colegas de trabalho das máquinas/ postos de trabalho vizinhos » Que profissões
desempenham? -Colegas de trabalho da equipa » Que profissões desempenham? -Colegas de trabalho de equipas vizinhas » Que profissões desempenham? -Colegas de trabalho do sector » Que profissões desempenham? -Colegas de outras direcções » Que profissões desempenham? -Chefias directas. -Chefias intermédias. -Dirigentes de produção, de qualidade, de projecto.]
45.1. É destas pessoas que se sente mais próximo na empresa?
45.2. [Se não] Então de quem é que se sente mais próximo?
46. Quem considera que são os seus colegas de trabalho?
[Saber o tipo de relações: se o chefe trata os trabalhadores todos da mesma maneira, se é uma relação positiva ou negativa, etc.]
56. Costuma dizer quais são as suas opiniões ao seu chefe?
56.1.[Se sim] Como?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:
-por via oral;
-por escrito;
-correio electrónico;
-caixa de sugestões;
-nas reuniões de carácter regular;
-nas reuniões anuais;
-nas reuniões de equipa;
-através de entidades representativas (ex: comissão de trabalhadores);
-por intermédio dos seus chefes;
-etc.]
57. Conhece os membros da administração da empresa?
57.1. Costuma dizer as suas opiniões à administração?
57.2. [Se sim] Como?[Grelha indicativa para a entrevistadora:-por via oral;-por escrito;-correio electrónico;-caixa de sugestões;-nas reuniões de carácter regular;-nas reuniões anuais;-nas reuniões de equipa;-através de entidades representativas (ex: comissão de trabalhadores);-por intermédio dos seus chefes;-etc.]
II. 5. Condições físicas, de higiene e segurança do trabalho
61. Sofreu ou sofre de alguma doença profissional, que tenha sido causada pelo seu trabalho?
II.6. Dinâmicas de aprendizagem
Gostaria agora de conversar consigo sobre a sua aprendizagem.
62. Como é que aprendeu a sua profissão?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-ao resolver problemas;-a fazer serviços externos/ a trabalhar para outras fábricas da empresa;-a fazer serviços externos em clientes;-com colegas de trabalho mais experientes;-com os chefes;-a ocupar vários postos de trabalho;-ao fazer o trabalho de outros trabalhadores que substituiu;-na escola;-com familiares;-na formação;-ao ensinar outros trabalhadores;-etc.]
[Solicitar exemplos]
65. Alguma vez apresentou sugestões de melhoria ou alteração do seu trabalho?
[Solicitar exemplos]
65.1. [Se sim] Alguma vez foi premiado por isso?
65.1.1. Como?
[Grelha indicativa para a entrevistadora: -no exercício da actividade de trabalho; -por via da formação profissional; -por ambas as vias.]
III. SATISFAÇÃO E VALORES FACE AO TRABALHO
72. Tendo em conta o seguinte conjunto de aspectos relacionados com o seu trabalho, diga se está muito satisfeito, satisfeito ou insatisfeito, relativamente a cada um deles: [MOSTRAR CARTÃO Muito Satisfeito Insatisfeito
satisfeito - Relações com os colegas de trabalho - Relações com os chefes - Liberdade na execução do trabalho - Desenvolvimento das capacidades - Possibilidades de promoção - Variedade das tarefas realizadas - Responsabilidade ao fazer o trabalho - Estabilidade/ segurança do emprego - Darem valor à sua dedicação ao trabalho - Higiene e segurança no trabalho - Salário - A sua profissão]
80. [Questão a colocar nos casos em que a pessoa se identifica com a profissão em que estáincluída em termos de grupo profissional] Gostaria que me acabasse as seguintes frases:-Nós, os... [designação da profissão] somos...-Eles os... [designação da profissão] são...
Ex: -Nós os electricistas somos os mais esforçados. -Eles os serralheiros são os mais bem remunerados.
[MOSTRAR CARTÃO com as frases para completar; atender à profissão do entrevistado, a todas as restantes profissões objecto de estudo e à direcção em que o entrevistado se enquadra: -Nós, os Electricistas somos ________________________________________________ -Nós, os Soldadores somos ________________________________________________ -Nós, os Torneiros somos ________________________________________________ -Nós, os Fresadores somos ________________________________________________ -Nós, os Mandriladores somos ________________________________________________ -Nós, os Serralheiros somos ________________________________________________ -Eles, os Electricistas são ________________________________________________ -Eles, os Soldadores são ________________________________________________ -Eles, os Torneiros são ________________________________________________ -Eles, os Fresadores são ________________________________________________ -Eles, os Mandriladores são ________________________________________________ -Eles, os Serralheiros são ______________________________________________ ]
93.1. Qual é a sua opinião acerca da actividade da comissão de trabalhadores?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-defende os interesses dos trabalhadores;-só beneficia os delegados e dirigentes sindicais;-não serve para nada;-não é assunto que lhe interesse.]
IV.2. Projectos profissionais
94. Como pensa que será o seu futuro profissional aqui na empresa? O que pensa fazer?
[Perceber se são projectos com ou sem concretização perspectivada efectivamente. Grelhaindicativa para a entrevistadora relativa ao tipo de projectos profissionais:-acréscimo da remuneração;-acréscimo ou aperfeiçoamento dos saberes;-domínio do processo técnico de trabalho;-auto-realização no trabalho;-mobilidade profissional/ funcional interna (promoção profissional);-saída da empresa;-saída do mercado de emprego;-estabilidade do emprego.]
95. Gostava de fazer um trabalho diferente do que faz?
95.1. [Se sim] Qual?
IV.3. O sujeito e a empresa
Gostaria agora que me falasse da empresa em si
V. TRAJECTÓRIA DE APRENDIZAGEM FORMAL/ FORMATIVA
Gostaria agora que falássemos um pouco acerca dos cursos de formação que já fez (se fez), quer na empresa, quer fora da empresa
105. Alguma vez fez cursos de formação?
105.1. [Se sim] Quantos?
105.2. Na empresa ou fora da empresa?
V.1. Trajectória de aprendizagem formal/ formativa externa à empresa
[Questões para cada um dos cursos de formação]
Relativamente aos que fez fora da empresa, diga-me por favor...
106. Como é que decidiu fazer o curso de formação?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-solicitou à empresa a sua frequência;-por iniciativa própria;-a empresa/ o chefe propôs que fosse frequentar o curso;-a empresa/ o chefe impôs que fosse frequentar o curso;-etc.]
107. Porque é que fez o curso de formação?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:
-estava desempregado;
-para criar o meu próprio emprego;
-não tinha mais nada para fazer e queria ocupar o meu tempo;
-por gosto e para valorização pessoal;
-devido a mudanças na empresa onde trabalhava (especificar o tipo de mudanças: técnicas, nas tarefas, no produto, na organização do trabalho, tecnológicas, nos métodos de trabalho, no conteúdo do trabalho);
-para melhorar ou adquirir conhecimentos profissionais;
-para melhorar a minha situação profissional (especificar os domínios: salário, promoção, etc.);
-para conseguir uma situação de emprego estável;
-para arranjar emprego;
-para não perder hábitos de estudo;
-para ter uma bolsa de formação;
-para aprender uma profissão;
-para aprender como funciona a empresa;
-etc.]
108. Relativamente a cada um dos cursos de formação que fez, diga-me, por favor... [preencher quadro]
V.2. Trajectória de aprendizagem formal/ formativa interna à empresa
Relativamente a cada um dos cursos de formação que fez...
109. Como é que decidiu fazer o curso de formação?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-solicitou à empresa a sua frequência;-por iniciativa própria;-a empresa/ o chefe propôs que fosse frequentar o curso;-a empresa/ o chefe impôs que fosse frequentar o curso;-etc.]
110. Relativamente a cada um dos cursos de formação que fez, diga-me, por favor ... [preencher quadro]
[Questões genéricas sobre a formação em geral]
111. Porque é que fez os cursos de formação?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:
-por gosto e para valorização pessoal;
-devido a mudanças na empresa onde trabalhava (especificar o tipo de mudanças: técnicas, nas tarefas, no produto, na organização do trabalho, tecnológicas, nos métodos de trabalho, no conteúdo do trabalho);
-para melhorar ou adquirir conhecimentos profissionais;
-para melhorar a minha situação profissional (especificar os domínios: salário, promoção, etc.);
-para conseguir uma situação de emprego estável;
-para não perder hábitos de estudo;
-para ter uma bolsa de formação;
-para aprender uma profissão;
-para aprender como funciona a empresa;
-etc.]
112. Qual é a sua opinião relativamente aos cursos de formação que fez?
[Saber opinião relativamente a: formadores, conteúdos formativos, experiência de formação, etc.]
113. Quais pensa que são os principais contributos da formação?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:
-desenvolver a capacidade de agir de forma criativa e inovadora;
-melhorar a capacidade de análise e resolução de problemas;
-melhorar os conhecimentos sobre a forma de organizar o trabalho;
-melhorar a capacidade de controlar o próprio tempo;
-aumentar os conhecimentos;
-melhorar a capacidade de se exprimir oralmente;
-melhorar a capacidade de escrita;
-melhorar as relações com os chefes;
-melhorar as relações com os colegas de trabalho;
-melhorar a capacidade de lidar com situações de conflito;
-melhorar a capacidade de exprimir os seus sentimentos e opiniões de forma adequada;
-conhecer-se a si próprio, os seus limites e potencialidades;
-melhorar a situação de emprego;
-compreender melhor o trabalho;
-ficar com um conhecimento do funcionamento das outras secções da empresa e das fases da produção;
-ter maior independência no trabalho;
-ter mais responsabilidades;
-etc.]
[Se sim]
115.1. Porquê?
115.2. Em que áreas/ domínios?
117.1. Pensa vir a fazer algum curso de formação?
VI. CARACTERIZAÇÃO SOCIO-DEMOGRÁFICA
Para finalizar, gostaria que me dissesse ... [preencher quadro] Questão final:
Há alguma observação, comentário ou opinião que gostasse de acrescentar?
Muito obrigado pela sua colaboração.
QUESTÕES A COLOCAR, ESPECIFICAMENTE, AOS TRABALHADORES DA
DIRECÇÃO FABRICAÇÕES MECÂNICAS
(ao longo da entrevista quando for oportuno)
A. Qual é a sua situação actual aqui na empresa?
B. Quais foram as propostas que a empresa lhe apresentou?
[Grelha indicativa para a entrevistadora:-ficar na empresa a trabalhar na direcção Fabricações Mecânicas;-ir trabalhar para outra direcção da empresa;-deixar a empresa por: reforma antecipada, rescisão por mútuo acordo;-aderir a medidas de apoio à reinserção no mercado de trabalho, tais como formação;-etc.]
C. [Para os que afirmam que vão sair da empresa] Pensa que foram esgotadas todas as possibilidades de permanecer na empresa?
D. Porque é que acha que a empresa decidiu fechar a direcção?
E. Pensa que a direcção Fabricações Mecânicas tinha condições para continuar a funcionar?
F. O que é que pensa fazer no futuro?
[Ter em conta se sai ou não da empresa e caracterizar a situação futura em termos de: profissão, situação na profissão, sector de actividade, etc.]
G. [Para os que afirmam que vão sair da empresa] Quando sair da empresa do que é que vai sentir mais falta?