Apresentação
Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Edições do CITCEM
Mécia de Sena e a escrita epistolar com Jorge de Sena : para a história da cultura portuguesa
Apresentação
Apresenta-se neste livro a intelectual portuguesa Mécia de Sena [Leça da Palmeira, 1920-], a sua produção escrita epistolar e diarística, o papel determinante na vida-obra de Jorge de Sena e o seu importante significado na literatura nacional. Constitui a terceira e última obra de uma trilogia iniciada com Correspondência(s) Mécia/Jorge de Sena... (2007) e Correspondência Jorge de Sena e Mécia de Sena «Vita Nuova»... (2013) e centrada na vida, ação e escrita desta notável figura feminina, cujo reconhecimento académico e público se impõe na história contemporânea da cultura portuguesa.
O presente ensaio, onde se faz ouvir a voz singular de Mécia de Sena ao lado do escritor consagrado Jorge de Sena, inscreve- se em duas áreas fundamentais de estudo: uma clássica, a da epistolografia em Portugal, e outra mais recente, a dos estudos literários sobre as mulheres. Constrói-se sobre um diálogo articulado de abordagens complementares na fronteira de vários domínios disciplinares.
Traz para primeiro plano a análise da inconfundível prática de escrita de Mécia de Sena e a partir daí acompanha o percurso intelectual de uma mulher ímpar, corajosamente à altura dos imensos desafios de uma vida intensa e densa que atravessa as mudanças sociais, políticas e culturais de grande parte do século XX, quer em Portugal quer no seu longo exílio no Brasil e Estados Unidos da América, onde se encontra radicada (Santa Barbara – Califórnia).
Data da última atualização: 2019-02-07
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP