Apresentação
Sumário
Ficha bibliográfica
Ficha técnica
Comentários
Pesquisa
Menu Inicial
Publicações
Edições do CITCEM
Epistemologias e Ensino da História : XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Sumário
Epistemologias e ensino da história : XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Coord. Cláudia Pinto Ribeiro, Helena Vieira, Isabel Barca, Luís Alberto Marques Alves, Maria Helena Pinto, Marília Gago
Documento (.pdf)
Capa
Documento (.pdf)
Página de rosto
Documento (.pdf)
Ficha técnica
Documento (.pdf)
Sumário
Documento (.pdf)
Nota de abertura
Documento (.pdf)
I. HUMANISMO E EDUCAÇÃO HISTÓRICA
¿Se evalúa el pensamiento histórico de los alumnos de 2.º de bachillerato? : Análisis de la prueba de histo-ria de españa de acceso a la universidad
Carlos Fuster García
Documento (.pdf)
As mulheres e as crianças nos conflitos mundiais
Cristina Elena Taborda Ribas
Documento (.pdf)
Resumo
As diretrizes curriculares paranaenses da educação básica em História : perspetivas e limites
Everton Carlos Crema, Maria Auxiliadora Moreira Dos Santos Schmidt
Documento (.pdf)
Resumo
Didática e aprendizagem de História : a ideia de Islã na cultura escolar
João Luis da Silva Bertolini Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
Documento (.pdf)
Resumo
O legado da economia do açúcar numa perspetiva intercultural : um estudo com alunos do 2.º e 3.º ciclos
José Xavier Dias
Documento (.pdf)
Resumo
As ideias de jovens estudantes sobre a conquista da América a partir do
conflito entre europeus e indígenas nas histórias em quadrinhos de Altan e do livro didático de história de Julierme : interculturalidade e consciência histórica na busca por uma perspetiva humanista
Marcelo Fronza
Documento (.pdf)
Resumo
Memórias em disputa : educação histórica e o uso de fontes na aprendizagem histórica dos passados dolorosos
Tatyana de Amaral Maia
Documento (.pdf)
Resumo
II. LEITURAS HISTÓRICAS EM CONTEXTO
A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da
temporalidade em história em articulação com a matemática em alunos do 4.º ano
Ana João Marques de OliveiraMaria Glória Parra Santos Solé
Documento (.pdf)
Resumo
Leituras históricas no contexto brasileiro da obrigatoriedade
do ensino de História da África e cultura afro-brasileira nos currículos escolares
Ana Maria Marques Fabiana Francisca Macena
Documento (.pdf)
Resumo
A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico : um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Anabela Martins da Costa Maria Glória Parra Santos Solé
Documento (.pdf)
Resumo
Consciência histórica no ciberespaço : análise de fontes históricas e as mudanças de cognição de pensamento em alunos de ensino médio
Antonio Diogo Greff de Freitas, Ana Claudia Urban
Documento (.pdf)
Resumo
Aprendizagem histórica e livros didáticos : o silêncio na representação da mulher no período do renascimento
Darcylene Pereira Domingues, Júlia Silveira Matos
Documento (.pdf)
Resumo
Património histórico de Braga como recurso didático : um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
Érica Almeida, Maria Glória Parra Santos Solé
Documento (.pdf)
Resumo
O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da
compreensão histórica dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Fernanda Clara Costa Ramos, Maria Glória Parra Santos Solé
Documento (.pdf)
Resumo
Representações de alunos do ensino médio
sobre a narrativa histórica presente na cidade de Londrina – PR
Márcia Elisa Teté Ramos
Documento (.pdf)
Resumo
O jogo como estratégia no desenvolvimento do conceito de tempo em História
Margarida Maria Ribeiro de Oliveira Chaves, Marília Gago, Paula Maria Sequeira Farinho
Documento (.pdf)
Resumo
Dilemas de uma disciplina escolar : a componente história existente na base nacional comum curricular do Brasil
Raimundo Agnelo Soares Pessoa
Documento (.pdf)
Resumo
Das relações entre consciência histórica e práxis de vida : um estudo sobre as conceções de trabalho escravo no universo escolar
Ronaldo Cardoso Alves
Documento (.pdf)
Resumo
Para conhecer a educação histórica : um inventário da history education
Thiago Augusto Divardim de Oliveira, Maria Auxiliadora Moreira Dos Santos Schmidt
Documento (.pdf)
Resumo
A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem da História : um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Tiago Manuel Pereira Cardoso, Maria Glória Parra Santos Solé
Documento (.pdf)
Resumo
III. DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Aprendizagem histórica e ensino de História nos anos iniciais : perspetivas infantis
Adriana Kivanski de Senna
Documento (.pdf)
Resumo
Didática da história e formação de professores : uma contribuição para o debate na educação histórica
Ana Claudia Urban
Documento (.pdf)
Resumo
A História de Portugal pelas narrativas de alunos do 2.º ciclo
Ana Isabel Moreira, Xosé Armas Castro
Documento (.pdf)
Resumo
Patrimônio e educação patrimonial sob o olhar de oficinas desenvolvidas no PIBID/UFMS/História : o caso dos municípios de Aquidauana e Anastácio (Brasil/MS)
Ana Paula Squinelo
Documento (.pdf)
Resumo
O processo de construção e validação do instrumento piloto : breve análise sobre o fazer de um questionário na pesquisa em educação
Anilton Diogo dos Santos, Marlene Rosa Cainelli
Documento (.pdf)
Resumo
Manuais didáticos e as sugestões de recursos midiáticos : museus virtuais e o seu uso em sala de aula pelos professores de História do ensino fundamental
Carla Gomes da Silva, Maria Auxiliadora Moreira Dos Santos Schmidt
Documento (.pdf)
Resumo
A educação patrimonial nos anos iniciais de uma escola pública : limites e possibilidades
Cristina Sueli dos Santos, Denilson Santos de Azevedo
Documento (.pdf)
Resumo
Aprendizagem histórica e representações sociais : narrativas de pacientes e profissionais do hospital universitário sobre a telenovela Gabriela
Elisabete Zimmer Ferreira, Júlia Silveira Matos
Documento (.pdf)
Resumo
Aprender a ser professor : experiência brasileira na formação de professores de História
Elizabete Cristina de Souza Tomazini, Marlene Rosa Cainelli
Documento (.pdf)
Resumo
O sentido histórico e o significado das fontes históricas na vida prática dos estudantes do ensino médio
Geraldo Becker, Ana Claudia Urban
Documento (.pdf)
Resumo
Licenciatura em História e movimentos sociais : uma reflexão à luz da educação histórica
Gérson Wasen Fraga, Miguel Enrique Almeida Stédile
Documento (.pdf)
Resumo
Linguagens culturais contemporâneas em educação histórica : uma abordagem sobre a literatura e o cinema
Giovana Maria Carvalho Martins, Rebecca Carolline Moraes da Silva, Marlene Rosa Cainelli
Documento (.pdf)
Resumo
Diálogos entre educação histórica e educação patrimonial e outras áreas do saber : o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Gisela Lopes Nunes, Maria Glória Parra Santos Solé
Documento (.pdf)
Resumo
Aprendizagem histórica : conceções de alunos do sexto ano do ensino fundamental
Heloisa Pires Fazion, Marlene Rosa Cainelli
Documento (.pdf)
Resumo
Aprendizagem histórica, ensino de História e formação docente : identidades fragmentadas
Júlia Silveira Matos
Documento (.pdf)
Resumo
Entre teoria e prática : por uma reflexão sobre o quê e como os estudantes de graduação compreendem os processos revolucionários ocorridos na Inglaterra do século XVII
Júlia Silveira Matos, Uirys Alves de Souza
Documento (.pdf)
Resumo
Formação docente : do currículo à práxis – um estudo de caso da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Luciana Gerundo Hornes
Documento (.pdf)
Resumo
“Asas ou gaiolas?” : Da reflexão teórica à prática escolar no ensino da História e da Geografia
Luciana Maria Cardoso Pereira
Documento (.pdf)
Resumo
Aprendizagem histórica, ensino de história temática da
reforma de Martinho Lutero nos livros didáticos
Lúcio Antônio Felipe, Júlia Silveira Matos
Documento (.pdf)
Resumo
Aprendizagem histórica, ensino de história moderna e os livros didáticos : a busca por novos diálogos e olhares sobre a literatura iluminista
Maria Caroline Aguiar da Silveira, Júlia Silveira Matos
Documento (.pdf)
Resumo
Educação histórica em aula-oficina : a ditadura militar brasileira na consciência histórica de estudantes goianos
Maria da Conceição Silva, Diogo Domingos Pontes, Ricardo Lenard Alves
Documento (.pdf)
Resumo
Investigando as práticas de ensino de professores de História na educação
básica (Brasil- 1998 - 2016)
Marlene Rosa Cainelli
Documento (.pdf)
Resumo
Narrativas de alunos do curso de licenciatura em história da universidade estadual de londrina (2017) : um olhar sobre a conceção de história
Prisciéle Maicá Silveira, Marlene Rosa Cainelli
Documento (.pdf)
Resumo
Conflito de escravos e ex-escravos durante o período da escravidão africana no Brasil : o que diz (e o que não diz) a narrativa do manual didático de História
Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd
Documento (.pdf)
Resumo
Ser historiador na sala de aula : desenvolvimento de competências ao nível conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico através de tarefas de recriação digital da história
Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade
Documento (.pdf)
Resumo
Aprendizagem histórica : consciência histórica e a neurociência
Sergio Antonio Scorsato, Carla Gomes da Silva
Documento (.pdf)
Resumo
O significado didático dos arquivos digitais
Vaneska Mezete Pegoraro, Maria Auxiliadora Moreira Dos Santos Schmidt
Documento (.pdf)
Resumo
Ensino de História e livros didáticos: diálogos entre os editais
do PNLD 2012-2015, o manual do professor e experiências pedagógicas
Virgínia da Silva Xavier, Júlia Silveira Matos
Documento (.pdf)
Resumo
Data da última atualização: 2021-04-22
DestaForma, Design e Multimédia
Biblioteca Central © 2006 - Todos os direitos reservados - FLUP